Muitos fãs de caminhões no Brasil gostam dos modelos V8. Oito cilindros em V é uma configuração que traduz alta potência e, muitas vezes, exclusividade. Imagine então um motor V10! Isso mesmo. O caminhão 19.603 V10 F2000 da MAN foi lançado em 1997 e, na época, era o detentor do recorde de mais potente da Europa e do mundo.

Ele foi desbancado um ano depois pelo FH16 da Volvo, em sua primeira versão, mas, durante 12 meses, reinou absoluto com seus 603 cavalos como o mais potente. Segundo a MAN, o caminhão, lançado para todo o mercado europeu inicialmente e, depois, com versão para a Inglaterra, foi projetado para os transportadores que fazem rotas pelas regiões montanhosas.
Motor diferenciado
Naquela época, as regras de emissões em vigor eram Euro 2 e o motor da MAN foi construído com dez cilindros em V. O motor D2840 LF20 projeta-se alto no chassi. Sua base é um redesenho do atual V-10 marítimo e de geradores de 18,3 litros de 500cv, mas com bielas mais robustas entregar potência mais alta
Ele entrega a potência máxima entre 1.700 e 1900 rpm e o torque máximo de 2.700 Nm fica entre 1.100 e 1.450 rpm.
A transmissão é ZF automatizada de 16 velocidades, modelo 16S251. Segundo a MAN, o caminhão tem dois sistemas de admissão de ar e escapamento, além de turbocompressores reprojetados com aceleração rápida para maior torque em baixas rotações. Uma bomba de injeção em linha da Bosch acionada por engrenagem com controle avançado M5 EDC calcula a quantidade de combustível por referência a um mapa de carga e rotação do motor.

A cabine clássica MAN trazia configuração de teto alto e opção de leito, com o conforto adequado para o motorista europeu. O caminhão, em seu lançamento, teve com principal motivação de venda as velocidades médias maiores que alcançava em operações de terreno montanhoso, mas as médias de consumo deste modelo eram de 3 a 7% maiores do que os caminhões com motorização de seis cilindros.
Mais cavalagem, maior consumo. Mas o que realmente importava na época do lançamento do MAN 19.603 F2000 era que ele era o caminhão mais potente da Europa e inaugurou a era dos motores de caminhão a diesel com mais de 600 cavalos de potência.
Em seu lançamento, o MAN 19.603 F2000 custava até 25% mais caro do que o seu antecessor, com motor de 440 cavalos. Este modelo não foi um grande sucesso de vendas, com cerca de 4 mil unidades produzidas, mas serviu de laboratório para a MAN ajustar seus motores de maior potência para suas linhas de caminhões rodoviários. Uma curiosidade de 13 anos atrás.
Redação Planeta Caminhão
Comentarios