A Volvo apresentou nesta quinta-feira (27) sua nova geração de caminhões FH, FM e FMX na Europa. Com foco maior no motorista, os novos veículos pesados da marca sueca têm novidades na eletrônica embarcada, ergonomia da cabine e segurança. Por enquanto, não há previsão para lançamento desta nova linha no Brasil e na América Latina.

"Nosso objetivo é ser o melhor parceiro de negócios de nossos clientes, tornando-os ainda mais competitivos e ajudando-os a atrair os melhores profissionais para dirigir", afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
A demanda crescente do setor de transportes está gerando uma lacuna de motoristas qualificados na Europa. Naquele continente, cerca de 20% das vagas de profissionais para conduzir os veículos não são preenchidas. Para ajudar as transportadoras a recrutar e reter os melhores profissionais, a Volvo Trucks focou nos motoristas ao desenvolver sua nova geração de veículos.
Interface moderna
A primeira grande novidade nos novos veículos da Volvo é um painel inteiramente novo, com interface de informações moderna e intuitiva, que monitora todas as funções do caminhão. Com instrumentos totalmente digitais e inseridos em uma tela de 12 polegadas, o que facilita a visualização. As funções podem ser controladas por meio de botões no volante, por controle de voz ou touchscreen.

Há também um display secundário, de 9 polegadas, para informações complementares, como navegação, monitoramento de câmeras e entretenimento.
Melhorias internas
Também preocupada com o conforto do motorista, a Volvo aplicou algumas melhorias na cabine de seus modelos, melhorando a visibilidade, conforto, ergonomia, diminuindo o nível de ruído interno e elevando a segurança.

O conforto foi aprimorado com um isolamento reforçado, que proporciona menos trocas térmicas com o exterior (menos entrada de ar frio ou quente) e menos ruídos. Além disso, uma unidade climatizadora, com filtro de carbono, garante a boa qualidade do ar em todas as condições.
O exterior também foi atualizado, com novos faróis e nova grade. Os faróis em forma de V agora se alinham com os traços delineados pelas portas na cabine. As setas também foram movidas para a porta, proporcionando uma aerodinâmica aprimorada e um visual mais imponente. Por fim, o painel frontal traz a logomarca Volvo em tamanho maior, tornando o Volvo FH reconhecível, mesmo à distância.
FM e FMX ganham nova cabine
A nova geração dos modelos FM e FMX europeus possuem uma cabine completamente renovada. Elas ficaram com cerca de 1 metro cúbico maior do que o modelo anterior, proporcionando mais conforto e melhorando a ergonomia.

As novas cabines também ajudam a melhorar a visibilidade, graças a janelas maiores, linha de porta rebaixada e novos espelhos.

Novidades de segurança
Os novos modelos da Volvo possuem novos recursos que ajudam a evitar acidentes e aumentar a segurança dos motoristas.
Uma exclusividade da Volvo em caminhões é o ajuste automático de farol alto. Esta função abaixa os faróis automaticamente em rodovias, de acordo com o tráfego contrário ou proximidade com veículos à frente, para evitar ofuscamento de outros motoristas.

Outra novidade é o piloto automático adaptativo, aprimorado para baixas velocidades (até 0 km/h). Em descidas, o piloto automático aciona automaticamente os freios, para manter a velocidade constante.
A nova geração Volvo também possui um sistema capaz de reconhecer a sinalização rodoviária. Por exemplo, avisos de placas de ultrapassagens proibida, limite de velocidade e outros são captados e exibidos, também, no painel de instrumentos.
Por fim, uma nova câmera fornece visão lateral complementar, projetadas no display secundário do painel, ajudando o motorista a visualizar o ponto cego bem ao lado da cabine.
Motorização
Cada vez mais importante para transportadoras e motoristas, a preocupação com o meio ambiente e com a economia de combustível são fatores que pesam no momento de decidir a compra de um veículo novo. Pensando nisso, a Volvo apresentou sua nova geração com duas motorizações.

A primeira delas é o Motor a gás GNL. Em muitos países da Europa, o Volvo FH e o FM estão disponíveis com o motor a gás GNL, com eficiência e desempenho comparáveis aos caminhões Volvo Diesel Euro 6, mas com um impacto muito menor.
Eles podem funcionar com biogás, o que reduz as emissões de CO2 em até 100%, ou gás natural, que reduz o CO2 em até 20%.
Além disso, o novo Volvo FH também pode ser adquirido com o pacote I-Save, equipado com motor diesel D13TC Euro 6 de alta eficiência, que reduz as emissões de CO2 e traz economia de combustível.
Os caminhões da nova geração, apresentados na Europa, chegam ao mercado do velho continente ao longo de 2020. No entanto, não há previsão para a chegada dos novos modelos ao Brasil e América Latina.
Comentarios