Uma pesquisa da FreteBras, plataforma de transporte de cargas, apontou que a tabela de fretes derrubou as cargas disponíveis para caminhoneiros autônomos em 23% entre 2017 e 2019.

A pesquisa analisou um período de um ano e meio antes e um ano e meio depois da implantação da Tabela de Fretes, que entrou em vigor em maio de 2018.
De acordo com a FreteBras, que possui mais de 370 mil caminhoneiros cadastrados em sua plataforma, depois da implementação da tabela, a relação entre o número de caminhoneiros registrados na plataforma e as cargas caiu 38%. Ou seja, há menos cargas disponíveis para cada profissional autônomo.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 1,2 milhão de caminhoneiros, sendo que, pelo menos, 500 mil são autônomos, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Causas
Entre outros motivos, a ANTT determinou o pagamento do frete de retorno para os caminhoneiros. Com essa mudança, o piso mínimo sofreu um reajuste que varia de 11% a 15%, de acordo com o tipo de carga e operação.
Para Bruno Hacad, diretor de operações da FreteBras, o levantamento mostra que as transportadoras estão de fato optando por usar mais frota própria, por conta do aumento do custo do frete.
Super Motoristas
Comentarios