Principal

Russos mantém domínio e vencem Dakar 2020

Chegou ao fim nesta sexta-feira (17) a edição 2020 do Rally Dakar, o maior e mais emocionante evento de rally do planeta. Mantendo o domínio demonstrado nas etapas anteriores, os Russos da equipe Kamaz-Master mantiveram as primeiras colocações e levaram três dos cinco primeiros lugares.

Russos comemoram vitória.

O piloto Andrey Karginov foi o grande vencedor, realizando o percurso de 5.118 km, entre Jeddah e Qiddiya, na Arábia Saudita, em 46 horas, 33 minutos e 36 segundos. Karginov dominou o Rally após a quinta etapa, conquistando o primeiro lugar em todas as provas, com exceção da 10ª etapa, quando chegou em quarto.

Na sequência, após 42 minutos e 26 segundos , chegou o também russo Anton Shibalov, que foi o vencedor da 10ª etapa e teve uma atuação muito boa durante toda a competição. Das 12 etapas, Shibalov figurou entre os três primeiros nove vezes, garantindo assim um tempo muito próximo do campeão da categoria.

O bielorusso Siarhei Viazovich, da MAZ-Sportauto, completou as 12 etapas com o terceiro melhor tempo, com 2 horas, 4 minutos e 42 segundos, a mais do que Karginov. A bordo de um caminhão MAZ, Viazovich conquistou bons resultados no início da competição, liderando a prova até a quarta etapa. No entanto, uma série de resultados irregulares tiraram as chances de título do piloto, que nas etapas 10 e 12 ficou apenas em 16º e 15º lugar, respectivamente.

Com o quarto tempo da classificação final, Dmitry Sotnikov foi mais um russo da Kamaz-Master que se destacou no Dakar. Completando a prova com 2 horas, 55 minutos e 28 segundos a mais do que Karginov, Dmitry teve uma participação sólida, chegando em 10, das 12 etapas, entre os cinco primeiros. Contudo, um problema na terceira etapa, quando chegou em 23º lugar, comprometeu suas chances de título.

Iveco no Top 5

Fechando os cinco primeiros colocados ficou o piloto Martin Macik, da República Tcheca. Macik, que faz parte da Big Shock Racing, realizou a prova a bordo de um Iveco Powerstar.

O piloto tcheco fez uma campanha regular e concluiu a prova em 50 horas, 1 minuto e 44 segundos, quase 3 horas e meia depois do campeão Karginov.

Balanço final

A competição entre caminhões modificados reuniu 46 pilotos de diferentes nacionalidades, que utilizaram veículos de 11 marcas diferentes. Desses 46 veículos que iniciaram a competição, apenas 28 chegaram ao final.

Para percorrer os desertos inóspitos da Arábia Saudita, os pilotos utilizaram caminhões de marcas conhecidas dos brasileiros,  como Mercedes-Benz, DAF, Iveco, Man e Renault, além das marcas menos conhecidas em terras tupiniquins, como Hino (Japão), Ginaf (Holanda), Kamaz (Rússia), Praga (República Tcheca), Maz (Belarus) e Tatra (República Tcheca).

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.