Principal

Empresa inicia utilização de hexatrem para transporte de toras de eucaliptos

A Suzano, empresa líder mundial na fabricação de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, iniciou a operação de hexatrens em sua unidade de Três Lagoas (MS).

Hexatrem da Suzano

As composições, com seis semirreboques, têm capacidade de transporte de até 200 toneladas por viagem e são tracionadas por caminhões Volvo FMX. Após meses de testes, para regulamentar a operação, a Suzano conta, atualmente, com 19 hexatrens trabalhando apenas dentro das fazendas da empresa.

O “trem sobre rodas”, possui 52 metros de extensão e apresenta um ganho de produtividade de 127% em relação aos tradicionais tritrens e de 27% em relação aos pentatrens, que eram utilizados anteriormente.

Cavalo capacitado

Os caminhões Volvo FMX são os responsáveis por puxar as 200 toneladas de toras através das fazendas da Suzano. Segundo Alan Brehmer, gerente de logística e Planejamento, Controle e Produção Florestal da Suzano, no Mato Grosso do Sul, “em poucos meses de testes já é possível dizer que o FMX é mais preparado para off-road. O consumo de combustível é muito eficiente. É um cavalo-mecânico leve e também tem um reforço de fábrica no chassi e no powertrain, com uma caixa de câmbio com duas marchas reduzidas e os eixos traseiros preparados para suportar até 200 toneladas. ”

Ainda segundo Brehmer, a Volvo foi a única empresa que se dispôs a desenvolver o veículo customizado de acordo com as necessidades para a operação do hexatrem.

Os veículos são equipados com caixa de câmbio eletrônica I-Shift de 14 marchas, com duas marchas adicionais super-reduzidas, que facilitam o arranque de composições super pesadas em condições difíceis, como via irregular e rampas.

O caminhão também possui motor Volvo D13 de 540 cavalos de potência e torque de 2.600 Nm (entre 1050 e 1450 rpm), chassis com longarina dupla de fora a fora, eixo traseiro com redução nos cubos, carcaça de eixo fundida e cardan super-resistente, possibilitando, assim, a capacidade máxima de tração de até 200 toneladas, 70 toneladas a mais do que o FMX de série.

Com a utilização dos hexatrens, a Suzano tirou das rodovias 35 tritrens, com ganhos operacionais e ambientais.

Veja o hexatrem em operação:

https://youtu.be/hhDW-I7PDhs

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.