O desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no terceiro trimestre de 2019 apresentou crescimento em relação ao mesmo período do ano passado.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2018, a economia brasileira registrou crescimento de 1,2%. No entanto, o setor de transporte teve queda de 1% no mesmo período.
Os resultados, divulgados na terça-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), também indicam uma retração no setor de transportes, de 0,1%, em relação ao segundo trimestre de 2019.
No acumulado do ano, o PIB Total acumulou crescimento de 1%, de janeiro a setembro de 2019, enquanto o setor de transporte teve uma tímida retração, de 0,1% no período.
Recuperação econômica
De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), com esse desempenho, e depois de quase 3 anos desde o início do processo de recuperação econômica brasileira (início de 2017), a economia do país ainda está 3,6% abaixo do patamar pré-recessão (início de 2014). Já o setor de transporte está com um nível de atividade 6,9% abaixo do patamar pré-recessão.
Veja a comparação no gráfico abaixo.

Super Motoristas
Comentarios