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eActros está em testes na Europa há um ano

O eActros, caminhão pesado elétrico da Mercedes-Benz, vem sendo testado por clientes na Europa há mais de um ano e alcançando bons resultados.

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Como parte da "Frota de Inovação", desde setembro de 2018, a Mercedes-Benz Trucks forneceu dez caminhões eActros de 18 e de 25 toneladas a empresas da Alemanha e da Suíça para testes em operações reais de transporte e distribuição.

A avaliação dos clientes, bem como a troca de informações com motoristas, transportadores e gestores de frota, permitiram que os especialistas da Mercedes-Benz chegassem a diversas conclusões, que servem de referência para a produção em série do eActros, que deverá começar em 2021.

Acima de tudo, os depoimentos dos clientes e os resultados dos testes demonstram que o caminhão pesado elétrico eActros torna possível o serviço de distribuição de curtas distâncias com zero emissões e operação totalmente silenciosa.

Num evento em cliente de Wörth, na Alemanha, a Mercedes-Benz apresentou um relatório de progresso da “Frota de Inovação”. Num próximo passo, outros dez clientes levarão um eActros para mais testes por cerca de um ano.

“Com certeza, estamos no caminho certo com relação ao conceito do eActros. Estou extremamente grato a nossos clientes, cujo apoio está trazendo uma valiosa contribuição rumo à produção em série desse caminhão”, ressaltou Andreas von Wallfeld, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks.

Resultados

Os testes do eActros apresentaram uma autonomia de até 200 quilômetros, além de ter um desempenho igual ao caminhão convencional com motor diesel.

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De acordo com a empresa, os motoristas ficaram muito impressionados pelo torque continuamente disponível em todas as faixas de velocidade, especialmente pela operação silenciosa do veículo e pela experiência confortável e suave na condução.

Além disso, se o motorista adota um estilo de condução que se antecipa aos eventos bruscos de frenagem e aceleração, a energia elétrica pode ser recuperada por meio da frenagem dos motores elétricos. Isso diminui a necessidade de uso do pedal do freio de serviço.

Usos distintos

Os caminhões que estão sendo testados na Europa são utilizados para tarefas que podem ser feitas por caminhões convencionais a diesel. Entre os clientes da “Frota de Inovação”, há trabalhos desde transporte alimentício, até material de construção e matérias primas.

Por conta disso, os veículos são equipados com inúmeros tipos de carrocerias, como baús, frigoríficos, e cargas a granel.

Como funciona o eActros

O eActros se baseia no chassi do Actros da Mercedes-Benz. Entretanto, a arquitetura do veículo foi bastante remodelada para o sistema de propulsão elétrica e assim apresenta alta porcentagem de componentes específicos.

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Dois motores elétricos próximos aos cubos das rodas do eixo traseiro oferecem a força propulsora, cada um disponibilizando uma potência de 126 kW e torque máximo de 485 Nm.

Além disso, a relação de transmissão utilizada leva os valores de propulsão a até 11.000 Nm em cada roda. Assim, a força de propulsão se equivale à de um caminhão convencional.

Baterias de lítio-íon com capacidade de 240 kWh dão ao eActros a energia necessária. Dependendo da potência disponível para se realizar a carga, as baterias podem ficar 100% carregadas dentro de duas horas (a 150 kW).

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