Principal

Tire suas dúvidas sobre o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo

Com o fim das operações e fechamento da fábrica de caminhões da Ford em São Bernardo do Campo, muitas dúvidas voltaram à tona. Tentando sanar algumas das principais questões que foram apresentadas pelos nossos leitores, listamos o que acontecerá a partir de agora.

Peças e assistência técnica

Em fevereiro, quando foi anunciado que a fábrica de São Bernardo fecharia e a Ford descontinuaria a produção de caminhões, a montadora tentou acalmar os clientes e representantes, afirmando que não faltaria assistência para quem possui um caminhão da marca.

“Atuando em conjunto com concessionários e fornecedores, a Ford manterá o apoio integral aos consumidores no que se refere a garantias, peças e assistência técnica”, afirmou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

Além disso, grande parte das peças utilizadas pelos caminhões Ford podem ser encontrados através dos fornecedores da montadora.

É o fim da Ford?

Não, a marca americana se posicionou de forma que, para evitar perdas econômicas, o ideal para ela era descontinuar a produção de caminhões em toda a América do Sul. Ou seja, não é apenas no Brasil que não teremos mais caminhões Ford, é uma decisão para todo o continente.

De acordo com a montadora, a manutenção da produção de caminhões no Brasil teria exigido um volume alto de investimentos para atender às necessidades do mercado. Contudo, esse investimento, ainda de acordo com a montadora, não apresentava um caminho viável para um negócio lucrativo e sustentável.

Dessa forma, a montadora entendeu que manter a fabricação de caminhões, modernizar os modelos existentes e se manter relevante no mercado, seria muito custoso e não teria retorno.

Quais veículos não serão mais produzidos?

A fábrica de São Bernardo do Campo produzia toda a linha Cargo, além da F-4000, F-350 e o veículo de passeio, Ford Fiesta. Todos esses veículos foram descontinuados, mantendo no portfólio da marca apenas os veículos de passeio, fabricados na planta de Camaçari, na Bahia.

Além da fábrica em Camaçari, a marca também manterá, por enquanto, a planta de Taubaté (SP), onde são fabricadas transmissões manuais e alguns motores.

Outro espaço da marca que, por hora, se mantém é o campo de provas em Tatuí (SP). O espaço funciona como uma unidade de desenvolvimento de produtos, onde os modelos da marca são criados e testados.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.