Principal

Novembro Azul: Conscientização sobre câncer de próstata passa pelas estradas

Durante todo o mês de novembro é realizada ação Novembro Azul, uma iniciativa que estimula a conscientização sobre o câncer de próstata e importância do diagnóstico precoce.

Pensando em atingir um número alto de pessoas, uma série de empresas responsáveis por rodovias brasileiras também farão ações para chegar ao público estradeiro. A Entrevias, em parceria com a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), exibirá em seus painéis de mensagens eletrônicas mensagens como “Previna-se contra o câncer de próstata” e “Procure um urologista”, além da distribuição de bottons para colaboradores e banners com informações sobre a campanha.

A doença

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata (Datasus 2017) e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico do câncer de próstata é feito exclusivamente através da biópsia da próstata. Para indicar corretamente a biópsia, o urologista precisa levar em consideração vários fatores, dentre eles o toque retal. A finalidade desse exame é detectar qualquer alteração na próstata (endurecimento, nódulos) que possa estar relacionada com a presença do câncer.

Apesar de desconfortável, é parte fundamental da avaliação prostática, servindo também para auxiliar na decisão da melhor forma de tratamento, caso o câncer esteja presente.

O PSA é o marcador mais utilizado no auxílio ao diagnóstico de câncer de próstata. Isoladamente, o PSA elevado não significa necessariamente que o indivíduo tem câncer de próstata, por isso a necessidade do toque retal.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação e, naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de dez anos.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.