A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) apresentou o projeto de concessão do Lote Rodovias do Litoral Paulista. Estão previstos R$ 3 bilhões em investimentos em obras, além de R$ 2,8 bilhões para a operação e implantação de serviços em trechos das rodovias SP-98 (Mogi-Bertioga), da SP-88 (Pedro Eroles) e da SP-55 (Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni/Rio-Santos).

No total, estão previstos 89,8 quilômetros de duplicações e 108,5 quilômetros de vias marginais, além de novos dispositivos de acessos e retornos, implantação de acostamentos, passarelas e 35,6 quilômetros de ciclovias, entre outras obras.
Pedágios
O projeto de concessão prevê desconto de 5% para os usuários que utilizarem o sistema de pagamento automático de pedágio. Além disso, haverá desconto progressivo para beneficiar motoristas que utilizam o trecho rodoviário com mais frequência, principalmente moradores de pequenas cidades que usam as rodovias quase que diariamente para acessar a rede de comércio e serviços de municípios vizinhos. Serão beneficiados os usuários de veículos da categoria 1 - carros de passeio e veículos urbanos de carga. Também há possibilidade de implantação do Sistema Ponto a Ponto de pagamento por trecho percorrido e de tarifa flexível com valores diferenciados por horário ou dias de semana, por exemplo.
Tecnologia na estrada
Outra novidade será a definição, em contrato, para que a concessionária instale, nas rodovias, Wi-fi dedicado (rede de dados sem fio) a fim de levar aos usuários informações, por exemplo, sobre a situação do trânsito e possibilitar o acionamento de socorro médico e mecânico. As rodovias serão totalmente monitoradas por câmeras inteligentes e haverá sistema de monitoramento de tráfego com coleta de dados referentes a volume, velocidade e peso do veículo. Em termos de sustentabilidade, a malha será “Carbono Zero”, ou seja, haverá compensações das emissões de gás carbônico, decorrentes dos serviços de operação. “Com as regras previstas para essa concessão estamos buscando concorrentes que tenham capacidade de investir e operar as rodovias com qualidade e que isso se reflita em benefícios para a sociedade”, comenta Giovanni Pengue Filho, diretor geral da Artesp.
Trechos da concessão
O trecho do litoral Norte do projeto compreende o segmento entre Santos e Bertioga da SP-55. A concessão contempla a duplicação de 36,6 quilômetros da SP-55 (Cônego Domênico Rangoni/Rio-Santos) entre Santos e Bertioga, além de 1,8 quilômetro de vias marginais no trecho urbano de Bertioga. Também haverá implantação de quatro passarelas, oito novos viadutos e dispositivos de acesso e retorno, além de 35,6 quilômetros de ciclovias.
No litora Sul, a concessão contemplará a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), no trecho entre Praia Grande e Miracatu, passando por Peruíbe. Serão 106,7 quilômetros de vias marginais entre Praia Grande e Peruíbe, conferindo maior segurança e fluidez ao segmentar o tráfego local das viagens de longa distância. Já o trecho de Peruíbe a Miracatu será duplicado em 44,8 quilômetros. Há previsão de implantação de 13 novas passarelas e outras 19 serão reformadas e modernizadas, além da construção de 19 novos viadutos e dispositivos de acesso e retorno.
Essas obras melhorarão os acessos ao porto de Santos para quem vem pela Régis Bittencourt e também para quem chega utilizando a SP-88 e a Mogi-Dutra.
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