A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou as principais novidades que estarão no estande da marca na Fenatran 2019. A apresentação aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), na fábrica de Resende (RJ), da montadora alemã.
Entre as principais atrações estão os novos integrantes da família Delivery, o novo visual da linha Constellation e os novos atributos do MAN TGX.
Família Constellation
Com novo visual, os médios e pesados da Volkswagen traz inovações em seus dois pacotes de acabamento. Na linha Prime, a marca apostou em durabilidade, conforto e um ambiente silencioso para melhorar a vida dos caminhoneiros em viagens longas.

A cabine traz novidades nos bancos, revestidos com tecidos impermeáveis e equipados com suspensão pneumática e a cama, de 1,9 metro, recebeu um novo acabamento. Além disso, a cabine conta com computador de bordo e painel de instrumentos de fácil leitura, rádio e coluna de direção ajustável.
A novidade está disponibilizada nas versões estendida, leito teto baixo e teto alto. Transportando de 17 a 63 toneladas, o Constellation Prime está disponível para motorizações de 230, 280, 330, 360 e 420 cavalos de potência.
Outra grande novidade na linha Constellation é o modelo 24.280, que ganha nova transmissão automatizada. Pensado para aplicações rodoviárias de curtas e médias distâncias, o Constellation 24.280 V-Tronic chega equipado com a nova transmissão automatizada Eaton MHD, de dez velocidades.

A nova transmissão traz uma série de funcionalidades que ampliam o conforto e a segurança na operação, como assistente de partida em rampa Easystart, sensor de inclinação que auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível e sistema de troca inteligente, que aumenta ou reduz as marchas conforme a carga, velocidade e inclinação do veículo na pista.
Linha Robust
Os modelos Constellation Robust também apresentam novidades no visual e na cabine. Internamente, os veículos apresentam bancos em vinil, painel, assoalho e portas laterais com novas tonalidades, para facilitar a limpeza diária. Já, externamente, ele tem um novo para-choque curto, em plástico.

Além disso, para os modelos 17.230 e 23.230, o pacote Robust oferece a versão de cabine estendida.
Completando, a linha está ampliando seu portfólio, com os novos modelos 14.190, 17.190, 17.260 e 24.260.
Vocacionais
Preparado para trabalhar na construção civil, o Constellation 26.260 8x4 será apresentado como a betoneira mais leve do mercado.

O veículo é equipado com rodas de alumínio e diversas modificações em motorização, transmissão, cabine, suspensões, chassi e periféricos. Dessa forma, ele perde peso, em relação ao seu antecessor, podendo transportar até 8m³ e, ainda assim, atender à lei da balança.
O modelo vem equipado com a nova transmissão manual de 9 marchas ZF 9S e motorização MAN D08, de seis cilindros, 256 cavalos de potência e 900 Nm de torque.
Delivery 4x4
Uma das principais novidades apresentadas pela VWCO foi a chegada do Delivery 4x4. Único no Brasil, o 11.180 4x4 é ideal para qualquer terreno, inclusive operações fora de estrada. Dessa forma, o veículo se coloca como uma opção para o transporte de mercadorias ou prestação de serviços específicos em locais onde outros veículos desse porte não conseguem rodar.

Disponível com entre eixo de 4.000 mm, a aptidão para encarar qualquer desafio se vê numa plataforma de carga mais alta, com comprimento de 5.600 mm, e toma forma também com o uso de suspensão dianteira e traseira reforçada e eixo traseiro com sistema de bloqueio no diferencial, para mais eficiência em terrenos acidentados e de baixa aderência.

Internamente ele possui banco pneumático de vinil e coluna de direção ajustável, para reduzir o desgaste do motorista.

Para desenvolver o veículo, a Volkswagen consultou clientes de diferentes segmentos e, dessa forma, sua versatilidade o torna ideal para qualquer aplicação — em ambientes como fazendas e especialmente no segmento eletricitário e como carro de apoio para mineração, construção civil e agronegócio.
Delivery V-Tronic
As versões do Delivery 9.170 e 11.180 ganham uma nova versão com câmbio automatizado V-Tronic.

A tecnologia, desenvolvida em parceria com a Eaton pretende entregar uma integração entre motor e transmissão. A caixa EAO-6106 é sincronizada com seis marchas à frente, sendo a última overdrive, para economia de combustível em entregas intermunicipais.

MAN TGX com nova suspensão
O MAN TGX 28.440 ganhou um novo item opcional que aumenta o conforto e a proteção de cargas sensíveis, a suspensão pneumática.

A novidade, vem de encontro com o pedido de clientes que buscavam mais conforto, principalmente em viagens de longa distância, tornando-as mais cômodas para o motorista.

O TGX 28.440 é equipado com o motor MAN D26 de seis cilindros e 12,4 litros, que garante um torque de 2.200 Nm em uma ampla faixa de rotações. A potência máxima do caminhão é obtida a partir de 1.500 rotações, mantendo-se constante até 1.900 rpm. O veículo é equipado com a transmissão automatizada MAN TipMatic, de 16 velocidades, e é indicado para o transporte de cargas gerais em composições de 48,5 a 53 toneladas de PBTC.
Super Motoristas
Comentarios