Principal

Novo Actros traz ao Brasil caminhão conectado e digital

O novo Actros foi apresentado ao público nesta quarta-feira (18), pela Mercedes-Benz, em um evento em seu campo de testes, em Iracemápolis (SP).

Com design renovado e uma série de componentes de inteligência, o veículo chega com a perspectiva de oferecer mais economia, segurança e conectividade ao condutor. Além disso, o caminhão é o primeiro do Brasil a ser completamente digital, trazendo inteligência artificial em diversos sistemas que orientam e até conduzem o pesado.

“O Mercedes-Benz Actros é o primeiro caminhão digital do Brasil. Ele inaugura uma nova era no segmento de extra-pesados, o mundo 4.0 dos caminhões”, afirmou Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com o novo Actros, garanto que vamos marcar a evolução do transporte rodoviário de cargas desse País, porque nenhum dos nossos concorrentes têm tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão. Transformamos o Actros em uma solução completa de transporte para os nossos clientes”.

Novidades internas

De acordo com a Mercedes, a nova cabine é a principal inovação da versão 2020 do Actros, desenhada especialmente para o mercado brasileiro.

Com duas telas interativas no lugar dos antigos painéis de funções, o motorista pode controlar diretamente do volante todas as funções do caminhão. A primeira, frontal ao volante, é multimídia digital, onde são apresentadas as informações vitais do caminhão, como velocidade, quilometragem, giro de motor, etc. Já a segunda, multifuncional touch screen, que fica à direita do motorista, funciona como uma interface para o uso de aplicativos e controle das funções do caminhão.

NOVO ACTROS Interno

Além das telas, os motoristas podem contar com uma coluna de direção com ampla regulagem, tanto de altura, quanto de profundidade. O caminhão também é o primeiro a ter o botão de “Start/Stop” para a ignição do motor. Com uma chave remota, tal qual em carros mais modernos, o Actros só precisa de uma apertada de botão para começar a rodar.

Ainda dentro da cabine, a Mercedes diz que se preocupou em oferecer uma cama maior aos motoristas. Dessa forma, o novo leito ganha uma nova proporção, com 2,20 metros de comprimento. Além disso, a cabine conta com 32 porta objetos e é toda confeccionada utilizando o conceito de “home feeling”, com cores e acabamentos que propõe dar ao motorista, a sensação de estar em casa.

Segurança

Pensando em trazer mais segurança aos motoristas, a Mercedes-Benz apresenta novas tecnologias para uma tocada mais tranquila. A principal função, que é item de série do novo Actros, é o sistema ABA 5 (Assistente Ativo de Frenagem).

NOVO ACTROS

Ela funciona em parceria com o piloto automático inteligente, que calcula a distância e a velocidade do caminhão e o veículo que vai a frente, mantendo a distância segura e freiando sozinho caso haja a necessidade. Esse sistema de frenagem autônoma, também funciona para o caso de pessoas passando na frente do caminhão em perímetros urbanos. Assim, o novo Actros não só é seguro para o motorista, como também para quem está próximo ao caminhão.

O veículo também conta com assistente de fadiga, que avisa sempre que algo de diferente no comportamento do motorista for percebido.

Fazem parte do pacote de segurança do Actros o freio de estacionamento eletrônico, assistente de ponto cego, faróis inteligentes, controle de partida em rampa e ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade). Há, ainda, a opção de airbags, no entanto, eles não são itens de série.

Economia

O sistema de piloto automático preditivo também funciona na economia de combutível. O sistema de inteligência artificial tem um mapa com as principais rotas rodoviárias pré estabelecido na memória. Dessa forma, ele consegue prever a geografia do terreno com 2 quilômetros de distância e preparar a melhor maneira de rodar, economizando combustível.

O caminhão também possui três modos distintos de direção, o “Economy”, que prima por uma direção econômica e é utilizado automaticamente pelo sistema do veículo. O “Standard”, que ainda tem foco na economia, mas com aumento na faixa de rotação. E o “Power”, que trabalha com mais força no motor.

O design da cabine também foi pensado para uma aerodinâmica com menos resistência ao ar, dessa forma, ganhando desempenho maior.

Novo actros painel frontal

Outro ponto que influência direto no consumo do caminhão são os eixos NFD (New Find Drive), que são 108 quilos mais leves.

No total, o novo Actros consegue oferecer até 12% de redução no consumo de combustível, em relação ao modelo antigo.

Nova versão

O novo Actros ganhou também uma nova configuração, a versão inédita com tração 4x2.

“Nós notávamos uma tendência dos clientes em perguntarem e pedirem por um Actros 4x2. Então, em função disso, quando nós iniciamos o desenvolvimento de uma nova linha para o Brasil, já colocamos isso como prioridade. A partir de agora, em função dessa necessidade, dessa demanda do mercado, nós poderemos oferecer o 4x2 Actros, para aquele cliente que queira um pouco mais de tecnologia e mais conforto”, afirmou Ari Gomes de Carvalho, diretor de vendas e marketing de caminhões da Mercedes-Benz.

Junto do Actros 2045 4x2, a Mercedes também anunciou outras duas configurações novas, o 2548 6x2 e o 2648 6x4. As três versões são equipadas com o motor Mercedes-Benz OM 460 com novas faixas de potência, 450 e 480 cavalos de potência.

Além disso, também fazem parte da nova geração da linha Actros o modelo 2651 6x4 e o motor OM 460 de 510 cavalos de potência.

Por fim, todas as versões do novo Actros são equipadas com câmbio automatizado G291-12 Powershift 3.

Testes

Em parceria com a Daimler Trucks, o Novo Actros foi totalmente desenvolvido para atender a realidade brasileira e de suas estradas, levando em conta as necessidades e os desafios do transporte de carga no país que possui dimensões continentais.

Novo Actros

Para o desenvolvimento da nova linha foram gastas mais de 20 mil horas em simulações, mais de 18 mil horas em provas, mais de 50 mil quilômetros rodados na pista de testes da Mercedes, em Iracemápolis (SP) e mais de 4 milhões de quilômetros, de testes em vias de todo o Brasil.

“Estamos lançando uma linha de caminhões extrapesados totalmente nova, como evolução natural do atual Actros, que é um grande sucesso de mercado no Brasil e no mundo”, ressalta Roberto Leoncini. “O Novo Actros continuará trazendo em sua essência atributos como robustez, economia e conforto, com muito mais inteligência, segurança, conectividade e serviços. Assim, a Mercedes-Benz começa a preparar o caminho para o futuro do transporte, com caminhões digitais totalmente integrados ao mundo atual, evoluindo e inovando para garantir ainda mais eficiência aos nossos clientes. Ou seja, o Novo Actros inova com o conceito de um caminhão que já vem carregado de serviços para oferecer ainda mais eficiência ao motorista e à operação de transporte dos clientes”, finalizou.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.