A ZF, empresa construtora de transmissões, fez uma apresentação de suas soluções automáticas e automatizadas para veículos comerciais. A marca falou sobre a transmissão automática PowerLine em um evento online nesta terça-feira (27).

A nova caixa automática da ZF é a aposta futura da marca para veículos comerciais leves e semipesados. Ela possui 8 marchas com powershift (sem interrupção de torque entre as trocas de marcha). Dessa forma, ela consegue obter ganhos de até 10% no consumo de combustível, além de performance de aceleração 30%.
“O comportamento é muito parecido com o câmbio CVT, que tem uma variação contínua da modulação e aí você tem a percepção onde a rotação do motor está estável da primeira até a última marcha”, afirma Israel Valle, head de negócios e engenharia transmissões para veículos comerciais da ZF.
Além desses ganhos, a transmissão oferecerá outras funções para melhorar sua performance, como o Service Friendly. Trazido dos veículos de passeio, ele é a unidade de controle da transmissão e que possui, de acordo com os porta-vozes da marca, o que é, hoje, o top da qualidade tecnológica no segmento.
Outras funções
Power Takeoff - ajuda na aceleração inicial, exigindo menos do veículo para que ele entre em movimento.
Manobras em baixa velocidade - é um dispositivo de segurança e consiste em limitar o torque do motor durante manobras.
Start/Stop – é uma preparação da transmissão, preparada para saída e parada do veículo sem perda de tempo.
Hill Holder – sistema que ajuda a manter o veículo parado em subidas e rampas.
Capacidade Off Road – por não ter interrupção de torque durante as trocas, ela trabalha sem problemas fora da estrada
PreVision – com o auxílio de GPS, a transmissão pode saber como é o trecho a frente e prever as necessidades de aceleração do veículo.
Trabalho de mercado
Amplamente usado em veículos pesados e extrapesados, os câmbios automáticos ou automatizados ainda estão longe de estar no gosto dos proprietários de veículos leves ou médios e, esse, é um dos trabalhos que a ZF e as montadoras terão pela frente, mostrar que vale a pena trocar o câmbio manual pelo automático.
“Veículos pesados têm um valor agregado maior e conseguem absorver a diferença de valor de um câmbio automátizado, uma vez que proprietários de veículos leves percebam essa diferença isso vai mudar. É uma questão de tempo, o mercado assimila esses benefícios e começa a migrar para as novas tecnologias. Estamos fazendo produtos confiáveis, buscando o que o cliente precisa e desenvolvendo da melhor maneira possível”, afirmou Adilson Papa, especialista em produtos da ZF.
Segundo os porta-vozes, as transmissões manuais já fazem parte do passado e em pouco tempo serão minoria no mercado. Da mesma forma, que o futuro pertence às transmissões híbridas e elétricas, que já estão em processo de pesquisa nas plantas européias da ZF.
Por hora, a transmissão PowerLine está em teste em dois clientes brasileiros e mais alguns na Europa e devem entrar em produção de larga escala a partir de 2021.
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