O uso de radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais foi suspenso pelo presidente Jair Bolsonaro. A ordem foi publicada nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial da União e enviada ao Ministério da Justiça, órgão responsável pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Apesar de o despacho não deixar claro se a medida tem efeito imediato, o presidente declarou a jornalistas que a ordem entra em vigor a partir de segunda-feira (19). A validade da ordem, porém, é determinada por uma revisão das normas sobre fiscalização através de radares, que é de responsabilidade do Ministério da Infraestrutura.
A medida suspende o uso de três modelos de radares móveis, os estáticos (instalados em veículos parados ou suportes), os móveis (instalados em veículos em movimento) e portáteis (direcionados manualmente aos veículos).
No texto, o presidente justifica a medida com o objetivo de “evitar o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrecadatória” dos “pardais”, como foram apelidados os radares móveis.
Até o momento Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e Santa Catarina já confirmaram a suspensão do uso dos radares móveis.
Super Motoristas
Comentarios