O Grupo Traton, que reúne as marcas Volkswagen, MAN e Scania, anunciou seu balanço do primeiro semestre de 2019 com bons números.
Durante os primeiros seis meses do ano, o grupo aumentou seu lucro operacional em €212 milhões, comparado ao mesmo período do ano anterior, chegando a mais de €1 bilhão. O grupo gerou uma receita de vendas de €13,5 bilhões (ano anterior: €12,6 bilhões), refletindo um aumento de 7% em relação aos primeiros seis meses de 2018.

No primeiro semestre de 2019, o Grupo TRATON vendeu 123.336 veículos em todo o mundo, representando cerca de 10% de acréscimo se comparado com o resultado do ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo contínuo desenvolvimento favorável dos principais mercados da Europa, especialmente da Alemanha, e do Brasil.
“Nosso IPO em junho demonstra que estamos alcançando nossos objetivos na TRATON. Olhando para a frente, avançamos agora a todo o vapor com a implementação de nossa estratégia Global Champion, alavancando mais sinergias em todo o grupo. Ao mesmo tempo, estamos mantendo um olhar muito atento na evolução do mercado, a fim de ter flexibilidade para ajustar nossa produção”, afirmou Andreas Renschler, CEO do Grupo TRATON e membro do conselho de administração da Volkswagen AG.
Atuação do grupo
O grupo, formado em 2018, atua em dois segmentos, negócios industriais e serviços financeiros.
O segmento de negócios industriais compreende especificamente as três unidades operacionais MAN Truck & Bus, Scania Vehicles & Services e a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Durante o primeiro semestre de 2019, o segmento de Negócios Industriais gerou a receita de vendas de €13,3 bilhões (ano anterior: €12,1 bilhões), com lucro operacional de €1,008 bilhão (ano anterior: €787 milhões). O aumento significativo da receita de vendas de 10% foi devido principalmente à comercialização de veículos novos, impulsionado pelo forte crescimento no negócio de caminhões. Houve um ligeiro crescimento nos negócios de pós-vendas.
Já o segmento de serviços financeiros oferece aos clientes serviços que incluem financiamentos, leasing e produtos de seguros. Durante o primeiro semestre de 2019, o segmento registrou um lucro operacional de €70 milhões (ano anterior: €65 milhões) e receita de vendas de €419 milhões (ano anterior: €380 milhões). Uma carteira líquida maior e taxas de câmbio impactaram positivamente o lucro operacional, ao passo que margens menores e despesas operacionais mais altas foram fatores compensadores.
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