Principal

VERA, veículo elétrico e autônomo da Volvo, entra em operação na Suécia

A Volvo firmou um acordo para a primeira operação do VERA, veículo de carga elétrico, conectado e autônomo da marca. A operação é uma parceria entre a montadora sueca e a DFDS, empresa de balsas e logística.

O veículo é uma solução da Volvo para operações de transporte com alta repetição, em centros de logística, fábricas e portos. Produzido para operar de maneira eficaz em curtas distâncias, transportando grandes volumes de mercadorias com alta precisão. “Agora, temos a oportunidade de implementar o VERA em um cenário ideal e desenvolver ainda mais seu potencial para outras operações similares”, afirma Mikael Karlsson, vice-presidente de soluções autônomas da Volvo Trucks.

A atuação do veículo, inicialmente, será transportando mercadorias entre um centro de logística da DFDS e um terminal portuário em Gotemburgo, Suécia.

A Volvo pretende ter um sistema conectado que consiste em vários veículos VERA monitorados por uma torre de controle. Isso permitirá um fluxo de transporte contínuo e constante, atendendo demandas de maior eficiência, flexibilidade e sustentabilidade. A colaboração com a DFDS é um primeiro passo para implementar o veículo autônomo em uma operação de transporte real em estradas públicas, predefinidas dentro de uma área industrial.

“Queremos estar na vanguarda do transporte autônomo e conectado. Essa colaboração nos ajudará a desenvolver uma solução eficiente, flexível e sustentável de longo prazo para ter veículos autônomos que chegam aos nossos portões, beneficiando nossos clientes, o meio ambiente e nossos negócios”, afirma Torben Carlsen, CEO da DFDS.

Futuro para operações autônomas

A experiência permitirá desenvolver ainda mais a solução de transporte autônomo, com avanços em tecnologia, gestão de operações e adaptações de infraestrutura, para que possa ser completamente operacional. Além disso, serão tomadas todas as precauções necessárias de segurança para atender aos requisitos da sociedade para uma operação segura de transporte autônomo.

Conforme a montadora ganhe mais experiência, o VERA terá potencial para operar em aplicações semelhantes, como complemento às soluções de transporte atuais. “Transportes autônomos com baixos níveis de ruído e zero emissões de escape têm um papel importante a desempenhar no futuro da logística e beneficiarão tanto empresas quanto a sociedade. Vemos essa colaboração como um começo importante e queremos promover o progresso nessa área. Os testes já vão começar e nossa intenção é implementar a solução nos próximos anos”, acrescenta Mikael Karlsson.

Como funciona o VERA

O veículo, lançado em 2018, é monitorado por um operador em uma torre de controle, que é o responsável por sua operação. Projetado para trabalhar em espaços controlados e com fluxos repetitivos, ele desenvolve velocidade máxima de 40 km/h.

https://youtu.be/CMREUiQZSIs

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.