Foi lançado nesta segunda-feira (27) o projeto-piloto do DT-e (Documento Eletrônico de Transporte). A nova tecnologia permitirá a unificação de cerca de 20 documentos exigidos para operações de transporte de carga no país.

O objetivo do documento, que será implantado em fase de testes nos próximos meses, é simplificar procedimentos administrativos para evitar longas filas e acabar com o tempo de parada nos postos de pesagem, nas operações de fiscalização e em procedimentos burocráticos.
O projeto-piloto será realizado no âmbito do sistema de monitoramento eletrônico conhecido como Canal Verde Brasil, que já está em funcionamento em 55 pontos no país. O sistema é regulado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e utiliza balanças eletrônicas para a pesagem em movimento e em alta velocidade, instaladas pela agência em rodovias concedidas. A tecnologia também está sendo adotada pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em rodovias federais.
De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a ideia é usar sistemas inteligentes como o DT-e para conectar diretamente o transportador com o embarcador. “Vamos acabar com a necessidade de intermediários. A exigência de documentos e procedimentos complicados onera a operação para o caminhoneiro, que sofre com a burocracia e com os altos custos dos serviços de despachante.”
Funcionamento
Com a nova tecnologia, as informações de cerca de 20 documentos que têm de ser apresentados pelos caminhoneiros ou transportadores nos postos de fiscalização nas rodovias passam a constar no sistema (DT-e), disponível por meio de um aplicativo de celular.
A leitura eletrônica dos dados do veículo e da operação, realizada por meio de um chip acoplado ao veículo, vai permitir que o caminhoneiro ou a transportadora sejam autorizados a seguir viagem sem precisarem ser parados no caminho e sem a necessidade de apresentar documentos em papel nos postos de fiscalização e pesagem.
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