Principal

O que posso dirigir com CNH categoria B?

O que posso dirigir com CNH categoria B? O limite é Peso Bruto Total de 3,5 toneladas. Saiba quais são os principais Com a crise e a necessidades de muitos entrarem no mercado de trabalho, nos últimos anos houve um grande número de motoristas à procura de novas oportunidades para buscar o sustento de suas famílias. Uma das alternativas cogitadas é: tenho Carteira de Habilitação B, quero ingressar no transporte de cargas. O que posso dirigir? Tecnicamente, não muita coisa… Fomos atrás do especialista Dr. Moacyr Francisco, advogado do Trânsito, que nos lembrou a importância desta questão e, mais que isso, a obrigatoriedade de, mesmo com categoria B, avisar o Detran de que você vai realizar atividade remunerada na condução de um veículo. A categoria B de CNH permite que o motorista conduza APENAS veículos de até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total, que não esteja registrado no CRLV como CAMINHÃO. Isso deixa apenas as caminhonetes e minitrucks. Vamos à lista:

Renault Master

Um dos líderes do mercado de vans, o Renault Master tem PBT de 3,5 toneladas em todas as suas versões de carga e, por isso, apresenta diversas opções para quem quer dirigir um cargueiro com categoria B na CNH. Tem motor de 130 cavalos de potência e quatro cilindros, com 2,3 litros. A transmissão é manual de seis marchas e a tração é dianteira

Hyundai HR

Um sucesso de vendas no Brasil, o mini caminhão da Hyundai é usados para muitas aplicações. Tem PBT de 3,5 toneladas e motor de 2,5 litros diesel, que desenvolve 130 cavalos de potência. A transmissão é manual de seis marchas e a tração é 4x2.

Kia K2500

O famoso Bongo é a opção da Kia para o transporte leve. Tem capacidade de carga de até 1800 kg e motor diesel de 4 cilindros com 130 cavalos de potência. A tração é traseira e a transmissão é manual, de 6 velocidades.

Iveco Daily 30S13 - City

A recém-lançada Daily City é a aposta da Iveco para o segmento de 3,5 toneladas. O veículo vem com nova configuração para clientes com categoria B e aplicações nos pequenos negócios. O motor FPT de 130 cavalos promete consumo baixo e boa performance.

Fiat Ducato

Outro veículo recém-lançado no Brasil, o novo Ducato, da Fiat, tem redesenho e visual agressivo. Fabricado no México, traz algumas facilidades, como assistente de partida em rampa e farois fora da área de colisão para facilitar a manutenção.

Citroen Jumpy

O novo modelo da Citroen, fabricado no Uruguai, vem com um inédito motor Euro 6 e facilidades internas, como um espaço para guardar cargas compridas, como escadas. O preço agressivo e promocional tem ajudado a vender bem.

Mercedes Sprinter 311

Um clássico das ruas do Brasil, a versão Street da Sprinter pode ser dirigida com categoria B e tem versões furgão e chassi cabine. A carga útil passa dos 1200 kg e um dos destaques é o motor diesel com alto desempenho e consumo que traz boas médias na cidade e na estrada.

Peugeot Expert

Irmão gêmeo do Jumpy, da Citroen, o Expert é o modelo da Peugeot, também fabricado no Uruguai. Tem planos de manutenção especiais e condições para os novos compradores da marca.

VW Delivery Express

Uma das grandes novidades do ano passado, a nova família Delivery surpreendeu como modelo Express. Ele tem cabine de caminhão, mas a suspensão dianteira independente e a leveza desta versão de 3,5 toneladas fazem com que sua dirigibilidade seja de carro de passeio.

Mercedes-Benz Vito

O irmão menor da Sprinter, fabricado na Argentina, tem desempenho bom na cidade e traz características que ajudam na operação: o teto baixo permite que ele possa acessar garagens e locais que outras vans não conseguem.

JAC V260

Com motor de 105 cavalos de potência e câmbio manual de seis marchas, este chinês traz simplicidade e preço baixo para quem precisa iniciar no transporte. Está disponível em versão única no mercado.

Lifan Foison

O minitruck da chinesa Lifan tem um pequeno motor de 1,3 litro que desenvolve potência de 85 cavalos. Sua capacidade de carga é de 800kg e tem preço abaixo dos R$ 50 mil.

Foton 3,5 14DT

Fabricano no Brasil, o Foton de 3,5 toneladas é uma opção de minitruck do mercado com preço de entrada relativamente baixo e bom acabamento e conforto. Tem câmbio manual de seis marchas e suspensão feita para as ruas do Brasil.

E os passageiros?

Para o transporte de passageiros, as opções são muito maiores, pois, com a categoria B, é possível dirigir veículos com até 8 pessoas, incluindo taxis, vans, carros de aluguel (Uber, 99, Cabify, etc). “O que precisamos deixar claro para o leitor é que a categoria B é extremamente restrita para quem quer transportar carga e, mesmo assim, quem for dirigir um minitruck, como uma HR por exemplo, vai ter que fazer os testes e habilitar sua CNH para atividade remunerada no Detran de seu Estado, isso é obrigatório. No mais, recomendo fortemente que, quem quer mesmo transportar carga, passe por um processo e eleve sua categoria para C, que permite a condução de caminhões acima de 3,5 toneladas, não podendo só os articulados”, explica o advogado. Leonardo Andrade - Editor-chefe do Planeta Caminhão leonardo@planetacaminhao.com.br

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.