Principal

Placas do Mercosul: obrigatórias só para veículos novos e transferidos

Placas do Mercosul: obrigatórias só para veículos novos e transferidos Os atuais donos de veículos não serão obrigados a trocar as placas pelo novo modelo adotado no Mercosul. A resolução 729 do Contran, que está sendo revista, obrigava a troca até o final de 2023. A afirmação foi feita pelo presidente do Denatran, Maurício Pereira esta semana. A nova resolução deverá ser discutida pelo Contran no dia 10 de maio. Ela vai tornar a nova placa obrigatória apenas nas transferências de veículos usados e na compra de carros novos.

Como será

A placa terá itens de segurança que permitirão a rastreabilidade dos carros. Isso por meio de QR code e chip, impedindo também a clonagem. Apesar disso, Pereira disse que a nova placa terá um valor menor que a antiga, que hoje custa entre R$ 150 e R$ 200 o par de placas. Carla Araújo, empresária do setor de fabricação de placas, disse que a nova placa terá custos novos, mas que os preços referidos pelo deputado não são os praticados pelo setor. “A tendência dos produtos quando é feito um investimento, uma mudança, é aumentar. Mas para não aumentar o custo para o consumidor, o Denatran tem colocado, inclusive dentro da (resolução) 729, que quer excluir os atravessadores. Porque hoje estas placas são vendidas por este preço, mas não é no fabricante, não é no estampador. Ela é vendida a esse preço por atravessadores, que são despachantes, que são concessionárias, principalmente de veículos novos”, explicou Carla Araújo.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.