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MAN APRESENTA SUA NOVA LINHA 2016

MAN Latin America apresenta linha 2016 repleta de novos modelos e versões.

O Planeta Caminhão esteve hoje na coletiva de imprensa da MAN Latin America, que apresentou a linha 2016 de seus veículos comerciais, com novidades em suas linhas Constellation, Worker e Delivery. O CEO da MAN America Latina, Roberto Cortes, em meio a um discurso realista-levemente-otimista, entende que pior do que está, o mercado não deve ficar. E que 2016 será o início de uma lenta retomada na recuperação do setor, caso as questões à serem resolvidas na economia evoluam.

man

Em meio ao clima positivo de continuidade nos pesados investimentos previstos pela MAN (1 bilhão de reais, basicamente focados em produtos, uma vez que a fábrica está trabalhando bem abaixo de sua capacidade), foi apresentada uma série de lançamentos de produtos.

man coletiva

Uma delas é a criação de duas novas denominações: a Trend, mas básica (ou econômica), e a Advantech (mais recheada).

man trend

Quanto aos novos modelos, são vários. E nós aqui da redação nos esforçamos para organizar tudo e explicar com detalhes cada lançamento para você:

UMA SÉRIE ESPECIAL! SAIBA MAIS SOBRE O CONSTELLATION PRIME

constellation prime

Dentre os lançamentos, há um específico que aqui no Planeta Gostamos muito: uma série especial. Você já sabe que aqui falamos com quem gosta de caminhão, então esta série pediu licença para as outras e chegou primeiro na lista para você conhecê-la com detalhes. Chamada de Prime, ela comemora uma década de existência dos caminhões Constellation, e suas mais de 180 mil unidades vendidas. A série está disponível para três versões: o trucado 24.280 6x2, o cavalo 25.420 e também o novo cavalo 25.420 8x2. Todos com a transmissão automatizada V-Tronic.

Serão produzidas 350 unidades desta série. Claro que vamos conseguir uma delas para mostrar em detalhes tudo para você, no Planeta Caminhão TV – só nos dêem um tempinho para ajeitar a viagem para Resende – RJ.

Mas vamos ao que interessa: o que ela tem de exclusivo? Será que ela vai te cativar para que você assine o cheque e leve uma para casa?

Todos os caminhões com assinatura Prime serão produzidos na cor Dourado Prime, contrastando com a grade na tonalidade black piano (conhecido também como preto brilhante). A aba protetora do parabrisa, o parachoque dianteiro e os retrovisores são body-color, ou seja, todos pintados na mesma cor da cabine – dá ar de requinte.

man prime

man prime 2

Nos bancos, o tecido é exclusivo, com cor especial, e a logomarca prime está impressa nos bancos. Segundo a MAN, seguindo a tendência de automóveis esportivos.

man prime interior

No lado da cabine, um grande adesivo da marca Volkswagen. Aqui no Planeta, consenso entre a equipe: todos nós aprovamos. A logomarca Prime está presente nos bancos, nos retrovisores e também na grade frontal.

man prime 3

O Volksnet, rastreamento e monitoramento de fábrica, é de série, e opcionalmente o caminhão pode ser equipado com rodas de alumínio (MAN, poderiam ter saído de série também...)

Opinião Planeta: Bonito.

FALANDO SOBRE O AUMENTO DA OFERTA DE TRANSMISSÕES AUTOMATIZADAS NOS PRODUTOS DA MARCA:

cambio man prime

Transmissões ZF V-Tronic:

São 14 modelos Volkswagen que agora contam com a transmissão automatizada ZF V-Tronic. Entre a lista de lançamentos na linha 2016, tem novatos que já chegaram com esta opção de transmissão: Constellation 19.330 Titan, Constellation 19.360, Constellation 24.330, Constellation 30.330 e Constellation 25.360

Veja o mapa abaixo e entenda:

mapa man

No total são quatro variações da caixa automatizada. Bom, porque a caixa automatizada ajuda a prevenir danos causados por má operação, além de redução do consumo em grande parte das aplicações. São automatizadas, mas com possibilidade de utilização no modo manual. Nesse modo, a alavanca lembra o do câmbio Tiptronic, onde o motorista opera o seletor para frente e para trás.

Interessante é a caixa ZF 6AS 1000 TO, que é de 6 marchas e equipa os 17.190, 17.280 e 24.280, que conversa com o eixo traseiro com sistema smart ratio. Eletronicamente as marchas são trocadas e as duas relações do eixo traseiro são também automatizadas, multiplicando o potencial da transmissão. Ou seja, todo mundo conversa. Motor, caixa de câmbio e eixo traseiro. E todo mundo se entende.

Para os 24.330 e para o 30.330, a caixa é a ZF 12 AS 1420 TD, de 12 marchas.

Opcionalmente nos Constellation 19.330, 19.360, 19.390, 25.360, 25.390 e 26.390 é oferecida a ZF 16 AS 2230 TD, de 16 marchas. Essa mesma caixa vem de série nos modelos 19.420, 25.420 e 26.420.

Transmissão ZF TipMatic:

Nos MAN TGX, a transmissão é a automatizada TipMatic, com caixa ZF 16AS 2630 OD. Equipa os 28.440, 29.440 e o 29.480.

QUEM CHEGA NA FAMÍLIA DELIVERY:

O 5.150 você já conhece. E ele olha cada vez com mais fome para o mercado dos Food Trucks. Ele possui 4,2 metros de plataforma e oferece capacidade adequada para não sofrer sobrecarga, coisa que acontece em muitos caminhões mais leves, mas que não pegam balança – o problema é se tiver que viajar. O peso bruto total dele é de 5,5 toneladas e o motor, ISF de 3,8 litros, entrega 150 cavalos.

VW 13.160:

vw13160

Quem chega é o VW 13.160 (que antes era chamado de 10.160 Plus 6X2), com seus 13.2 ton de peso bruto total e terceiro eixo de fábrica. Usa caixa ZF 6S 1000 T0, de 6 marchas, a mesma dos ônibus VW de 17 toneladas – pra ser usada em ônibus, e de 17 toneladas, só pode ser bem robusta. O 13 toneladas está disponível na linha VUC, que tem agradado o pessoal da distribuição urbana de bebidas, por exemplo.

JÁ NO UNIVERSO DOS VOCACIONAIS...

Novidades nesta área. O Constructor Betoneira chegou na versão 26.280 equipado com transmissão automática Alisson S3500, para operações extremamente severas.

constructor betoneira vw

Crédito: Divulgação Allison

Pela condição da operação, a transmissão automática se mostra mais robusta, com conversor de torque ao invés de embreagem. Aguenta mais.

Chegaram também os 17.260 4x2 e 24.260 6x2 Compactor, para o setor de coleta de resíduos:

compactor vw

Nestes, há duas opções de transmissão: a transmissão automática Allison S3000 ou a conhecida Eaton FS 6406-A mecânica. Os caminhões são equipados com os MAN D08 que em nova calibração alcança agora 256 cavalos. Possuem manetim para auxílio na partida em rampa, retrovisores de duplo foco, espelho auxiliar de manobra, escape vertical e banco do passageiro para 3 pessoas. Molas curtas e reforçadas, eixo traseiro mais robusto, freios maiores e chassi reforçado fazem parte da versão. Ainda na coleta, há o novo 17.230 Compactor, sobre o qual falaremos mais para frente.

Já nos Distributors, as novidades são os Constellations 17.230 4x2 e 23.230 6x2, focados na distribuição urbana e intermunicipal. Trata-se de uma opção de potência intermediária no portfólio da marca.

E para o transporte de valores, chegou o chassi 9.160 ECE, com peso bruto total de 8.500 kg. Possui entre-eixos de 3.150mm e bitola do eixo dianteiro mais larga.

NOVAS NOS CAVALOS...

O Titan está de volta. Agora ele é 19.330. titan

titan 2

Lembra do 18.310? Quem não se lembra. Pedro e Bino... Pois é, o caminhão que carregava na época a assinatura da marca “menos você não quer, mais você não precisa”, voltou agora na configuração 19.330, focada no bom custo-benefício. Com motor Cummins ISL de 330 cavalos e 1.45 Nm, usa a caixa ZF 16 AS 1585 TD. O Titan chega com preço mais acessível e com a mesma entrega. O caminhão pode ser equipado com a caixa automatizada V-Tronic também, de 16 marchas, opcionalmente.

Nos cavalos 8x2:

8x2

A MAN Também apresentou a versão 8x2 para os cavalos mecânicos VW Constellation 25.420 e para o MAN TGX 28.440, além do chassi rígido VW Constellation 30.330 V-Tronic. A configuração vem sendo bastante consumida para puxar carretas de 3 eixos convencionais, como vantagens quando comparada ao bitrem. O Constellation 25.420 8x2 vem com segundo eixo direcional de fábrica e PBTC de até 54,5 toneladas. Usa o Cummins ISL de 420 cavalos, com 1.850 Nm de torque e transmissão V-Tronic de série. Já o MAN TGX 28.440 8x2 tem a mesma capacidade, e vem com o motor MAN D26 com tecnologia SCR. Usa também a automatizada MAN TipMatic de 16 marchas, de série. O TGX agora também tem opção de teto baixo.

O Cavalo MAN mais potente do Brasil:

CAVALO MAN

Não, ainda não temos o V8. Mas este 480 cv vem com transmissão automatizada de série MAN TipMatic de 16 marchas, e motor MAN D26 de 12,4 litros e seis cilindros em linha. O torque é de 2.400 Nm. Puxa até 74 toneladas. E continua imponente.

Veja abaixo a família atualizada:

FAMILIA

MAIS NOVIDADES, ORGANIZADAS DAQUI PARA A FRENTE POR MODELOS:

Novos Worker 17.230 & 17.230 Compactor:

Eles vem agora com parachoque curto, para facilitar a operação urbana. Vem também com um vocacional Compactor, sendo uma versão intermediária entre o 190 cavalos, o novo 260 cavalos e o atual 280 cavalos. Usa motor MAN D08 de 225 cv de potência, sem uso de Arla. Usa câmbio Eaton FS 6406-4 de seis marchas. Para o Compactor, está disponível também a tomada de força Repto.

Constellation 17.230 & 23.230 (e suas variações Distributor):

constellation 3

Potência de 225 cv e torque de 850 Nm nos Constellation 17.230 4x2 e 23.230 6x2. Disponível também na versão Distributor, para o setor de bebidas. Interessante é o banco do passageiro de três lugares, para as operações que tem mais gente envolvida na operação do caminhão. O motor é MAN D08 sem uso de Arla e câmbio Eaton.

Constellation 24.330 6x2 V-Tronic e Constellation 30.330 8x2 V-Tronic

 vtronic

vtronic2

Agora os 330 cavalos 6x2 tem opção de caixa automatizada, e chegou o 330 8x2, também com V-Tronic (PBT de 29.000 kgs). O motor é um Cummins ISL de 330 cavalos, com torque de 1.450 Nm. A caixa é a ZF 12 AS 1420, de doze velocidades. O foco deste produto são as maiores velocidades médias.

Constellation 19.360 e Constellation 25.360

 tractor 2

Para maior média de velocidade, chegaram os cavalos 19.360 e 25.360. Para semirreboques com até três eixos convencionais e PBTC de 45 ton (19.360) e espaçados vanderléia com PBTS de até 53 ton (25.360), os caminhões usam o Cummins ISL de 360 cavalos e 1600Nm de torque, com o uso de SCR. A transmissão pode ser a mecânica ZF 16S 1585 TD ou a automatizada V-Tronic ZF 16AS 2230 TD. Na automatizada, há também o sistema EasyStart. Uma ajudinha eletrônica que não deixa o caminhão ir para trás em rampa, segurando os freios por três segundos, tempo suficiente para tirar o pé do freio e controlar o acelerador sem que o caminhão recue.

Para o mundo do caminhão, ter o caminhão adequado para a operação do consumidor é um forte diferencial competitivo. E a MAN Latin America fez sua parte, oferecendo uma gama de novos modelos para o cliente ter mais opções de escolha, encontrando o modelo que mais lhe dá resultado.

De: Redação Planeta Caminhão

Fonte: MAN Latin America

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