A cada carga elétrica, o caminhão pode rodar por até 100 km.
Neste segundo semestre, a famosa montadora de automóveis BMW trouxe para sua fábrica em Munique uma novidade: o primeiro caminhão movido à eletricidade dentro da operação fabril da montadora. Para a realização deste projeto, a montadora se uniu a companhia alemã de logística SCHERM.
Inicialmente a função deste elétrico é basicamente transportar peças de carros entre a fábrica da BMW e a companhia de logística da SCHERM, realizando a rota oito vezes ao dia. A distância entre a montadora e o centro de logística é relativamente curta. Fica aproximadamente a 2 km da companhia.
Por outro lado, demonstra um grande passo para a tecnologia de combustíveis alternativos. O modelo utilizado é o cavalo mecânico Terberg YT202-EV (a Terberg é uma empresa Holandesa especializada neste tipo de veículo que agora lançou seu caminhão zero emissões), na configuração 4x2. Seu PBTC é de 40 toneladas, ou seja, puxa um semirreboque de 3 eixos. O motor utilizado neste cavalo é de 138 kw, o que dá em torno de 188 cavalos de potência. Confira um pouco deste caminhão zero emissões em ação!
TERBERG SPECIAL VEHICLES -YT202-EV electric tractor from Terberg Special Vehicles on Vimeo.
O carregamento completo da carga da bateria deste caminhão leva até quatro horas para o total carregamento, e quando está totalmente carregada, o veículo tem uma autonomia para rodar de até 100 quilômetros ou 10 horas. Além disso, sem a queima de combustível, o caminhão elétrico deixará de emitir 11,8 toneladas de CO2 anualmente, ou seja, a mesma quantidade que um caminhão movido a diesel emite anualmente.
Fonte: BMW Group Press Global
Comentarios