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Ford Cargo e suas aparições pelo mundo

A plataforma de caminhões Ford Cargo existe desde 1981 e já teve diversas versões pelo mundo. Confira a história

O Ford cargo é um caminhão de muitas versões, muitas vendas e muitas histórias para os caminhoneiros no Brasil, mas sua história começou bem antes dele chegar por aqui, em 1981, quando a Ford da Inglaterra criou essa cabine pra substituir os velhos Ford Transcontinental na Europa. Os novos Cargo tinham um design muito moderno para a época, criado Patrick Le Quément, o mesmo que criou o Ford Sierra e o Renault Twingo. Chamavam a atenção as janelas grandes com vidro alongado até mais da metade da porta, projetadas para operações urbanas, pois ampliavam o campo de visão do motorista e diminuíam os pontos cegos. O modelo foi vendido na Europa em diversos países, como Inglaterra, França, Itália e Alemanha (primeira foto). Lá, o caminhão nasceu com versões de 28 a 38 toneladas, com motores Cummins L-10, e em versões mais leves, com motores Perkins, Deutz, e Dorset and Dover, de quatro e seis cilindros. Em 1986, a Ford vendeu sua operação europeia de caminhões para a Iveco, e alguns caminhões saíram com as duas marcas, como você vê nesta foto de 1988, acima. Em 1990, a Iveco decidiu racionalizar a produção e cortar custos, dando fim à fabricação do Cargo em sua linha de montagem. No Brasil, a história desse caminhão começou em 1985, com a produção da nova cabine, que alimentou, desde o começo, outros mercados também. Nos tempos de Autolatina, peças e componentes do Ford Cargo foram utilizados nos caminhões Volkswagen. Nos Estados Unidos, o Cargo fabricado no Brasil chegou para substituir a famosa Série C de caminhões, que não haviam mudado muito desde 1957. A fábrica brasileira forneceu os caminhões para o mercado americano por muito tempo e foi a primeira vez que um caminhão Ford vendido nos Estados Unidos não saía da fábrica de Lousiville, no Kentucky. [caption id="attachment_8133" align="alignnone" width="816"] Sterling Cargo, feito e vendido nos Estados Unidos[/caption] Ainda nos Estados Unidos, a partir de 1997, a cabine do Ford Cargo foi fabricada pela Freightliner, que depois foi comprada pela Daimler, e comercializada como Sterling Cargo ou Freightliner Cargo, mas a produção durou poucos anos. Caminhos do Oriente Em 1983, o Ford Cargo ultrapassou os limites da Europa e conquistou a Turquia, país onde funcionava, desde 1977, uma joint-venture da Ford com a fabricante Otosan. Até hoje o Cargo é fabricado na Turquia, e você pode conferir os modelos disponíveis por lá neste quadro: Na Índia, o Cargo começou a ser produzido em 1994, não pelas mãos da Ford, mas pela parceria entre a Iveco e a montadora local Ashok Leyland, com a construção da nova fábrica em Bengaluru. Lá, a cabine é utilizada até hoje pela marca indiana, em caminhões militares e de outras aplicações, sob o nome de Ecomet.   Na China, os novos extrapesados Cargo estão sendo produzidos, a partir deste ano, pela joint-venture entre a Ford e JMC, batizada de JMC Heavy-Duty Vehicle Company. É a mesma cabine dos Ford Cargo extrapesados fabricados no Brasil, mas, na China, eles usam motores JMC de 9 e 13 litros, baseados nos Ford Ecotorq, produzidos sob licença. Os caminhões têm quatro versões, duas com motor de 365 cavalos e duas com motor de 390 cavalos, com configurações de eixos de 4x2 e 6x4. Este foi nosso giro pelo mundo atrás do Ford Cargo, um caminhão que se tornou global rapidamente e acabou fazendo história utilizando o logo de vários fabricantes, além da própria Ford. Você é fã do Cargo? Leonardo Andrade - Editor-chefe do Planeta Caminhão leonardo@planetacaminhao.com.br

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