O Campeonato Catarinense de Arrancada Truck acontece neste fim de semana, nos dias 15 e 16 de junho, em Balneário Camburiú (SC).

Com mais de 30 anos de história, as disputas de arrancada de caminhões foram criadas por profissionais do volante e tiveram início em Balneário Arroio do Silva (SC). Com o passar do tempo e o interesse do público e dos competidores, o evento cresceu e tomou novas proporções, acontecendo em várias cidades catarinenses e gaúchas. Os pilotos também se especializaram e trabalharam em caminhões cada vez mais preparados para a disputa de arrancada.

CATARINENSE DE ARRANCADA

“A medida que vai ficando profissional, o status evoluiu e este ano, pela primeira vez na história brasileira tem o primeiro campeonato oficial, que é o Campeonato Catarinense de Arrancada Truck. Ele é uma iniciativa dos pilotos, que coorganizaram toda a concepção do evento”, conta Michell Rosa, o “Rato”, que gerencia a competição e a execução do evento.

O evento

Com 30 caminhões já confirmados para a competição, a organização espera contar com, pelo menos, 40 veículos. No sábado (15) acontecem os treinos livres oficiais da disputa e, no domingo (16), a pista é aberta para as disputas.

“Nossa expectativa é muito grande, por ser um marco no Brasil no esporte de arrancadas do Brasil. Pela primeira vez a federação de automobilismo faz parte do evento, dando a chancela de uma disputa oficial”, afirma Michell.

Outro elemento muito interessante que esse evento apresentará é a categoria original eletrônico. “São caminhões que são proibidos de ter qualquer tipo de preparação. Quem correrá não são pilotos, são profissionais do volante. Qualquer um que tenha habilitação a partir da categoria C e caminhão original eletrônico, poderá participar. A única coisa que ele precisará fazer é se inscrever na Federação Catarinense de Automobilismo”, conta Rato.

A Speedway Music Park é o local onde o evento acontecerá.
Funcionamento da competição

No dia da competição, a primeira fase tem a pista aberta para todos os pilotos entrarem e buscar seus melhores tempos. Com a tomada de tempo feita, os pilotos são ranqueados da seguinte forma: Primeiro contra o último, segundo contra o penúltimo, terceiro contra o antepenúltimo e assim sucessivamente.

Na segunda fase, já eliminatória, dois pilotos se posicionam na pista e arrancam para ver quem chega primeiro ao fim da pista. O vencedor segue para a próxima fase, enquanto o perdedor é desclassificado.

A partir da terceira fase as disputas são feitas por sorteio e não mais pelo tempo. Com a mesma dinâmica da segunda fase, as disputas continuam até sobrarem quatro competidores, que farão as semifinais e final.

Segurança

Por se tratar de um evento oficial, a segurança é um dos principais pontos de cuidado dos organizadores. Todos os veículos são profissionais e tem todos os itens de segurança obrigatório.

Para disputar o campeonato de arrancada, os caminhões obrigatoriamente precisam ter o Santo Antônio que é homologado para caminhões da Copa Truck, banco de competição e cinto de segurança de competição.

Além dos itens de segurança no veículo, é preciso que todos os pilotos estejam devidamente inscritos na federação de automobilismo de Santa Catarina, apresentando a habilitação válida na categoria de caminhão.

Com isso em ordem, o piloto paga a inscrição e já está habilitado a participar do evento.

Ingressos

O público interessado em conferir de perto o 1º Campeonato Catarinense de Arrancada Truck, tem duas opções de ingressos, a arquibancada, que custa R$ 20 para homens, ou a opção de conhecer os boxes, que custa R$ 40 para homens. Em ambos os casos a entrada para mulheres e crianças de até 14 anos é gratuita.

Os ingressos para o sábado de treinos também é válido para o domingo de competição. O evento acontece na Pista Speedway Music Park, que conta com toda a infraestrutura de segurança, banheiro e espaços de alimentação.

Serviço:
1º Campeonato Catarinense de Arrancada Truck
Pista Speedway Music Park
Rua Francisco Corréa, 900 – Nova Esperança, Balneário Camboriú
Informações: 49 99924-5050



Volvo busca veículos antigos para comemorar 40 anos no Brasil

VOLVO 40 ANOS


Vilhena (RO) ganha nova unidade do SEST SENAT

SEST SENAT VILHENA

Metalesp apresenta nova linha de basculantes com três configurações

BASCULANTES METALESP

Após um ano de testes no transporte de bebidas, e-Delivery tem bons resultados

E-DELIVERY EM AÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.