MOTOR 4 CILINDROS, DOIS TEMPOS

Saiba mais sobre essa curiosa história.

Amigo – fala a verdade, só de ouvir a palavra Mustang, o coração de qualquer apaixonado por motores já dispara. Como não se lembrar dos clássicos do final da década de 60, como esse belo exemplar de 1969 (Ford Mustang Boss 557):

mustang-krupp

O que provavelmente você não sabia, é que no final da década de 50, nós quase ganhamos um caminhão Mustang. – sim, isso mesmo, acredite!

O caminhão é o Krupp Mustang, um projeto alemão, que quase chegou a ser fabricado aqui no Brasil. Veja que modelo simpático:

mustang-krupp-caminhao

Bonitão né? Não nega o país de origem, tem similaridade com os antigos Mercedes-Benz L 312. Esse alemãozinho tem capacidade máxima de carga de nove toneladas. Sua motorização é de quatro cilindros, dois tempos (isso mesmo, dois tempos). A potência? 186 cavalos. Vale dizer também, que ele chegou a ser comercializado em diversas configurações na Alemanha.

mustang-krupp

Que tal agora vê-lo em movimento e escutar um pouco do ronco desse motor:

O Krupp Mustang chegou a ser fabricado na Alemanha por 17 anos, isto é, a sua fabricação teve início em 1951 e parou de ser fabricado em 1968.

Mas, onde entra o Brasil nessa história?

Bom, em 1956, Alfred Krupp (dono da AG Krupp) anunciou que estava construindo uma fábrica em Campo Limpo Paulista, São Paulo – e que esse simpático Krupp Mustang estaria nos planos da empresa para ser fabricado e posteriormente comercializado. Mas a produção do caminhão não chegou a acontecer.

O projeto teve que aguardar um ano até ter autorização do governo, mas apenas a fábrica ganhou vida. Atualmente, como ThyssenKrupp, ela produz peças como virabrequins, bielas, cabeças de pistão, suspensões e componentes de transmissão.

Curiosidades bacanas entre Brasil, Mustang e Caminhão

No Brasil, a Ford Caminhões fez um caminhão show para apresentar em seu stand na Fenatran de 2011. Trata-se do Shelby Truck, um caminhão customizado com o tema do Mustang Shelby, um Cargo 1932 totalmente customizado, com apelo pra lá de esportivo:

Shelby-truck-ford

Repare que a pintura foi feita na cor laranja com faixas pretas inspiradas no Mustang Shelby:

shelby-ford-truck

Bacana né? Além de chassi todo carenado, ele trazia spoilers na traseira e no teto, além das laternas traseiras vindas do Mustang.

shelby-truck-ford
Dois escapamentos esportivos, à là V8, freios a disco, suspensão rebaixada e pneus de perfil baixo davam o ar agressivo. Além disso, o interior era todo revestido na cor preta, com bancos e volante esportivo.

shelby-truck
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe principalmente com aquele seu amigo que ama caminhões esportivos.


O maior relógio do mundo… Formado por caminhões

MAIOR RELÓGIO DO MUNDO

Um pedaço da história dos caminhões no seu pulso

SCANIA

Uma verdadeira exposição sobre rodas

OBRA DE ARTE

Um caminhão em constante mudança

VOLVO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.