Número de atendimentos da concessionária da rodovia aos caminhões é 40% do total e maioria das ocorrências é na região de Extrema, no Sul de Minas Gerais

A Rodovia Fernão Dias (BR-381), que liga São Paulo a Belo Horizonte, é uma das mais importantes do Brasil para o transporte de cargas. Segundo a concessionária que administra a via, passam por ela mais de 100 mil caminhões todos os dias.
Todos os dias, esse grande número de veículos que passa pela via conta com o atendimento da concessionária, que está alarmada com o aumento das panes em caminhões. Em 2016, a concessionária Autopista Fernão Dias realizou 56.178 atendimentos de veículos com pane mecânica na via. Desse número, os pesados já chegam a 12.800. Desse total, mais de 4.400 episódios foram no Sul de Minas, entre Extrema e Santo Antônio do Amparo.
O problema de manutenção aliado ao desrespeito aos limites e sinalizações podem levar a acidentes. Tombamentos de carretas e caminhões correspondem a 3,8% dos acidentes registrados na via entre janeiro e maio de 2017.
“A rodovia Fernão Dias é uma estrada muito dinâmica, com curvas e serras. Os motoristas precisa ficar atentos, principalmente a sinalização da via e respeitar o limite de velocidade”, afirma Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor superintendente da concessionária Autopista Fernão Dias, responsável pela via.
Nos trechos da Fernão Dias com curvas acentuadas foram implantados linhas de estímulo à redução de velocidade. Também foram instaladas placas de advertência que alertam os motoristas sobre curvas, declive e limite de velocidade.
Em trechos com histórico de acidentes, como o km 921, em Camanducaia (MG), também receberam radares de velocidade. Após as mudanças, o total de vítimas fatais foi reduzido a zero e o número de acidentes saiu de 67 em 2013, para sete em 2016.
Com informações da Autopista Fernão Dias
Leonardo Andrade - Editor-chefe do Planeta Caminhão
leonardo@planetacaminhao.com.br
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