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Pesquisa do DNIT vai fazer raio-x das rodovias federais

Pesquisa de Origem e Destino vai para a estrada com cinco mil militares do Exército para saber dos usuários a quantas anda o estado das rodovias federais no Brasil

pesquisa-dnit O DNIT, que é o departamento responsável pelas obras e projetos de infraestrutura rodoviária no Brasil, está com uma grande pesquisa nas ruas: a Pesquisa de Origem e Destino vai fazer um grande levantamento sobre as rodovias federais no país e os pesquisadores são 5 mil militares do Exércio. A partir de 1º de junho, os pesquisadores estarão em 123 postos federais de 24 Estados brasileiros, tirando apenas o Amazonas, Roraima e Amapá, abordando os motoristas para a aplicação da pesquisa. Motoristas de passeio e de transporte de carga vão responder a um questionário  sobre os motivos da viagem e as condições das estradas. Entre as principais rodovias da operação, estão a BR-116, BR-101, BR-153, BR-163 e BR-364. As coletas das informações acontecerão simultaneamente nas localizações disponíveis nos mapas do PNCT (Plano Nacional de Contagem de Tráfego). A pesquisa é voluntária e será feita por amostragem, de forma aleatória, por tipo de veículo. Toda a metodologia e tratamento dos dados sobre o fluxo de veículos são realizados pela UFRJ. O DNIT espera reunir mais de 500 mil entrevistas, que vão ser levantadas em sete dias de trabalho. Segundo o diretor-geral do Departamento, Valter Casimiro Silveira, a pesquisa é fundamental para o aprimoramento das demandas por transportes nas rodovias e, assim, para a definição das ações de planejamento para o setor. “Essa pesquisa é um momento de grande exposição do DNIT perante a sociedade e os usuários. É a oportunidade para identificarmos os gargalos e definirmos as prioridades de gestão para que possamos oferecer as melhores condições de trafegabilidade no país”, afirma Casimiro. Pelo questionário são verificadas a origem e o destino dos motoristas, o tipo de carroceria, ano de fabricação do veículo, número de passageiros, tipo de combustível, motivo de escolha da rota, motivo de viagem e carga transportada, entre outras. Além disso, o condutor do veículo pode sugerir, dentro da rota seguida, os melhores municípios para a criação de um local de parada obrigatória de descanso. Leonardo Andrade - Editor-chefe do Planeta Caminhão leonardo@planetacaminhao.com.br

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