Principal

GOVERNO SANCIONA LEI QUE MUDA ÍNDICE DE BIODIESEL

Mistura de biodiesel no diesel passará de 7% para 8% até 2017

O governo sancionou no fim deste mês a lei número 13.033, que estabelece o aumento dos percentuais de adição de biodiesel ao diesel. A mistura passará dos 7%, que é utilizado atualmente, para 8% até 2017 e crescerá 1% a cada ano, ou seja: 9% até 2018 e 10% até 2019.

biodiesel_2

Ainda segundo a divulgação, o índice poderá chegar a 15% a partir de 2019, mas somente mediante testes do combustível a serem realizados em, pelo menos, 36 meses e aprovados pelo Conselho Nacional de Política Energética.

“Todos nós ganhamos com isso: a agricultura familiar, a agricultura comercial, as usinas produtoras de biodiesel, o consumidor no Brasil e o meio ambiente. Ao ganhar o meio ambiente, ganha toda a população brasileira. E espero que nessa flexibilidade de combinação, nós tenhamos também preços mais baratos para o combustível”, declarou a presidente Dilma Rousseff, durante a cerimônia de sanção, em Brasília. 

A presidente lembrou também que o país assumiu compromissos  de redução de emissões e ampliação do uso de energias renováveis na última Conferência do Clima (COP21), em Paris, e a mudança da lei ajudaria o Brasil a cumprir com isso.

“De hoje em diante, temos previsibilidade de fornecimento. E era isso que estávamos buscando”, afirmou Erasmo Battistella, presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio).

O Brasil é, atualmente, o segundo maior consumidor de biodiesel do mundo, com uma capacidade de produção de 7,26 milhões de metros cúbicos anuais. O combustível, que agride menos o meio ambiente, é produzido a partir de plantas como mamona, pinhão manso, palma e soja.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.