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PASSO A PASSO DA PARCERIA FÓRMULA TRUCK-PIRELLI

Após 20 anos, a Fórmula Truck trocou sua fornecedora oficial de pneus

“Tudo na vida precisa mudar, são mudanças que têm que acontecer”.

Foi com essas palavras que Neusa Maria Navarro, presidente da Fórmula Truck, explicou a decisão de trocar a Bridgestone, parceira da categoria há 20 anos, pela Pirelli, que será a nova fornecedora oficial de pneus da competição a partir deste ano.

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O acordo foi sacramentado em tempo recorde e o Planeta Caminhão mostra o passo a passo dessa nova parceria.

A Fórmula Truck e Pirelli já vinham demonstrando há alguns anos interesse em se aproximarem, mas empecilhos como um contrato vigente da categoria com a Bridgestone ou o grande número de fins de semana em que a fornecedora de pneus já atuava em outras competições acabava brecando o acordo.

Mas, em janeiro de 2016, o ‘namoro’ pode, enfim, começar a ser colocado em prática. Com o fim do contrato entre Fórmula Truck e Bridgestone, e a folga que a Pirelli ganhou em alguns fins de semana por conta da Stock Car aglutinar mais eventos em menos dias, Neusa Navarro deu carta branca para a fornecedora de pneus apresentar sua proposta.

Era hora, então, da Pirelli colocar a mão na massa – ou melhor, o pneu na pista.  E aí começavam as dificuldades: “Para nós foi uma experiência totalmente inédita. Um veículo de passeio, que era com o que estávamos acostumados, é completamente diferente de um caminhão de 4,5 toneladas. O desgaste do pneu é grande, seu próprio tamanho é bem maior, entre outras coisas. Então, tínhamos que ver qual era nossa melhor opção”, declarou Fábio Magliano, Gerente Motorsport LatAm.

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Para testar a eficiência que seu produto teria em uma corrida de Fórmula Truck, a companhia levou o piloto Paulo Salustiano, segundo colocado no campeonato do ano passado com um Mercedes-Benz, para testar dois tipos de pneus no autódromo de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, justamente onde ocorrerá no dia 13 de março a primeira etapa da competição em 2016.

Depois de dois dias de testes, foi definido que o pneu que melhor se adaptaria às características da Fórmula Truck era o FR:01, que integra a categoria SERIE 01, exatamente os mesmos que são usados em veículos comuns - a única diferença é que passam por um processo de raspagem antes de entrarem nas pistas.

Com o pneu definido, a Pirelli convidou novamente Paulo Salustiano para fazer mais dois dias de testes com o produto, dessa vez no autódromo de Cascavel, no Paraná, conhecido por ser um dos mais exigentes do Brasil.

“A segunda bateria de testes que fizemos foi extremamente proveitosa. Até o tempo nos ajudou: no primeiro dia fez bastante sol e, no segundo, caiu bastante chuva, parou, garoou, ou seja, conseguimos testar os pneus em todas as condições”, contou Fábio Magliano.

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No entanto, a Pirelli ainda via a necessidade de fazer mais uma seção de teste para avaliar o pneu. Então, Paulo Salustiano voltou a Cascavel, dessa vez para analisar o rendimento do FR:01 em Long Run. Foram mais de 200 voltas na pista para ter a certeza de que o pneu aguentaria uma corrida de Fórmula Truck.

“O pneu aguentou o tranco sem maiores problemas. Então, depois dessas três baterias de testes, tivemos a certeza de que o FR:01 era o pneu ideal para a competição”, analisou Fábio Magliano.

Dois meses após o primeiro contato oficial entre as duas partes e depois de seis dias de testes em diferentes autódromos, Pirelli e Fórmula Truck anunciaram oficialmente a parceria. Um acordo que aconteceu tão rápido que as próprias equipes e pilotos só ficaram sabendo da novidade quando a informação veio a público.

De: Lucas Turco, do Planeta Caminhão

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