Decisão do campeão da Fórmula Truck acontece neste domingo, 10, na nona e última etapa, que vai encerrar o ano na cidade paranaense
O Autódromo de Cascavel será o palco da grande final da Fórmula Truck, a corrida com o maior grid de pesados do Brasil. Essa será a nona e última etapa da temporada 2023 e promete fortes emoções para equipes, pilotos e público, já que vai definir o campeão.
Na categoria eletrônico, o líder - e favorito ao título - é Pedro Muffato, de 83 anos. O Cascavelense é o primeiro do ranking com 241 pontos. O segundo colocado, e que também tem chances de título, é Taio Agostini, atual campeão, com 205 pontos.
Na categoria Bomba Injetora, a disputa está ainda mais acirrada, já que nada mais, nada menos que três pilotos correm com chances de título: Duda Conci é o líder, com 235 pontos, colado com ele vem Márcio Rampon, com 229. Na terceira colocação está Rafael Fleck, com 208.
Caminhões disputando treinos na última etapa do ano em Cascavel - Foto: @velocidadecascavel
Nesse sábado, todos vão para a pista disputar os últimos treinos livres e o tão esperado Top Qualify, que vai definir as primeiras colocações na última corrida do ano. Pela manhã, vão acontecer os treinos livres e às 15h00, começam as disputas do classificatório e top Qualify.
Apesar da distância de Taio na classificação, Muffato é daqueles que não gostam de cantar vitória antes do tempo, e prefere falar em títulos somente após a corrida: “Estou liberando, mas ainda não ganhei nada”, destaca. Para ser campeão, Pedro Muffato precisa ao menos, chegar à frente de Taio.
O experiente piloto poderia ter sido campeão na penúltima rodada, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, se Taio não tivesse se mantido colado a seu Pedro a corrida toda. Graças a insistência de Agostini nas duas baterias, o campeonato será definido na última rodada, com muita disputa e emoção.
Caminhões disputando treinos na última etapa do ano em Cascavel - Foto: @velocidadecascavel
Pedro Muffato disputando treinos na última etapa do ano em Cascavel - Foto: @tiago_guedess @dayane_prisciila
Disputando diretamente com seu Pedro, para ser campeão Taio Agostini precisa vencer a corrida e torcer por uma sequência de resultados. Mas embora difícil, o catarinense acredita que pode ser bicampeão: “Vou com muita garra, fé e determinação para atingir nossos objetivos de sermos campeões”, afirma.
Na categoria Bomba Injetora, o favoritismo é dividido. Duda Conci alcançou a liderança na penúltima etapa, passando a frente de Márcio Rampon, atual campeão da categoria. O paranaense Duda sabe que a disputa está acirrada, mas acredita na vitória: “com a cabeça nas nuvens e os pés no chão” , diz ele.
Rampon e a equipe Mevânia conhecem esse caminho e têm boas atuações no Autódromo de Cascavel, apesar de não ter ficado na primeira colocação, o gaúcho do Truck #21 subiu ao pódio na última etapa e está confiante para a decisão: “vamos bem preparados para fazer uma boa prova e, se Deus quiser, vamos sair de lá bicampeões”, afirma.
Duda Conci disputando treinos na última etapa do ano em Cascavel - Foto: @tiago_guedess @dayane_prisciila
Rafael Fleck também está na briga pela conquista da categoria em 2023. O piloto surpreendeu na temporada, conquistando quatro poles e duas vitórias até aqui. Fleck esteve no pódio em quase todas as etapas, pontuando sempre que possível. O gaúcho da equipe Dreams Racing Truck acredita na vitória, cenário que lhe daria o título: “vamos com pensamento positivo pra corrida, vai ser difícil, mas a equipe merece muito depois de todos os desafios deste ano”, analisa.
A grande final da temporada 2023 da Fórmula Truck tem início às 12h45, e terá transmissão AO VIVO na Rede TV (tv aberta). Se quiser acompanhar o esquenta e os shows que vão rolar antes da corrida, acompanhe o canal da Fórmula Truck e o canal do Planeta Caminhão no YouTube.
Comentarios