A primeira produção em série de caminhões elétricos teve início na fábrica da Tuve, em Gotemburgo, na Suécia
A Volvo Trucks iniciou na Suécia, a produção em série das versões elétricas de seus veículos Volvo FH, FM e FMX, modelos com capacidade total de 44 toneladas. Com isso, a marca se torna a primeira a fabricar caminhões elétricos pesados em escala industrial de forma regular. A produção em série dos caminhões elétricos pesados Volvo teve início na fábrica da Tuve, em Gotemburgo, na Suécia, e ainda em 2033, tem o plano de chegar à planta de Ghent, na Bélgica.
Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks, afirma que este é um grande marco para a marca, pois comprova que estão na liderança dessa transformação da indústria: “Com a produção em série dos nossos pesados elétricos para atender os transportadores em toda a Europa, alcançamos um patamar diferenciado em relação a essa tecnologia. À frente, temos planos de introdução destes veículos também em outras regiões e continentes”, reforça o executivo.
Os pesados elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos com motor a combustão, o que traz alta flexibilidade de produção e ganhos de eficiência. As baterias são fornecidas pela nova unidade de montagem de baterias da Volvo Trucks em Ghent.
Transportes sustentáveis
A demanda por caminhões elétricos está crescendo rapidamente em muitos mercados, por conta da necessidade dos embarcadores por um transporte livre de combustíveis fósseis, com metas de sustentabilidade. Por isso, a Volvo Trucks iniciou a produção em série de seis modelos elétricos, entre semipesados e pesados, a mais ampla gama da indústria de caminhões.
A linha elétrica da marca tem condições de atender boa parte da demanda de transportes na Europa. De acordo com as estatísticas da Eurostat (2018), 45% de todas as mercadorias que circulam nas estradas do continente europeu viajam distâncias inferiores a 300 km. A linha elétrica da Volvo Trucks cobre ampla variedade de aplicações, como distribuição urbana, coleta de lixo, transporte regional e canteiros de obras.
“Já comercializamos cerca de 1.000 caminhões elétricos pesados. Incluindo outras faixas de peso, já são mais de 2.600 elétricos Volvo. Nossa expectativa é de que os volumes aumentem significativamente nos próximos anos. Até 2030, pelo menos 50% dos caminhões que venderemos globalmente deverão ser elétricos,” comenta Roger Alm.
Clique no vídeo abaixo e veja um pouco da produção em série de caminhões elétricos Heavy Duty na fábrica da Volvo em Tuve, na Suécia.
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