NuGen ZEHS, da Anglo American, tem potência maior do que o antecessor, a diesel.
Já imaginou que um caminhão tão robusto e pesado como o de mineração pode funcionar - e bem - com hidrogênio? Esse é o caso da solução nuGen de transporte de emissão zero (ZEHS) da Anglo American. Projetado para operar em condições de mineração do dia-a-dia em sua mina Mogalakwena PGM na África do Sul, o caminhão híbrido de bateria de hidrogênio de 2MW tem potência superior ao seu antecessor movido a diesel e é capaz de transportar uma carga útil de 290 toneladas, desenvolvido para um futuro mais limpo e sustentável.
Ainda em 2022, a Anglo American lançou seu caminhão de mineração híbrido de bateria de hidrogênio de 290 toneladas na mina de platina a céu aberto de Mogalakwena, na província de Limpopo. A princípio, o caminhão foi fabricado com 150 t de carga útil para o lançamento, mas apenas porque não havia uma escavadeira correspondente na área de teste.
Mesmo sem o item, a Anglo garante que o protótipo pode aumentar sua carga total para 290 t. O lançamento o levou a subir uma inclinação de 7% – que é o nível de inclinação típico da estrada de transporte de minas em Mogalakwena – e depois descarregar a carga de 150 t, com um motorista principal e um co-piloto a bordo do caminhão.
O caminhão nuGen™ também permite a recarga das baterias em declive para não desperdiçar energia regenerativa potencial, que normalmente seria dissipada como calor em um caminhão a diesel. Apenas água é liberada do caminhão durante a operação.
O nuGen deixa de ser um protótipo e passa a integrar a linha de Solução de Transporte de Emissão Zero (ZEHS) nuGen da Anglo American. O nuGen fornece um sistema de hidrogênio verde totalmente integrado, consistindo em sistema de produção, abastecimento e transporte, com hidrogênio verde a ser produzido no local da mina.
Este caminhão 930E, não convertido para o hidrogênio, usa aproximadamente 3.000 litros de diesel – extrapolando isso para a economia de carbono apenas da frota de Mogalakwena, sem falar na população de caminhões de mineração mais ampla da Anglo – o potencial é enorme.
O protótipo faz parte da FutureSmart Mining, abordagem de inovação da Anglo American para mineração sustentável – que reúne tecnologia e digitalização para gerar resultados de sustentabilidade, incluindo o compromisso com a neutralidade de carbono em todas as operações até 2040. O acordo de fornecimento inclui o fornecimento apropriado de infraestrutura de apoio, como reabastecimento, recarga e facilitação da produção de hidrogênio.
Na África do Sul, o Departamento de Ciência e Inovação (DSI) e o Instituto Nacional de Desenvolvimento da África do Sul (SANEDI), em parceria com a Anglo American, Bambili Energy e ENGIE estão à procura de oportunidades para criar um Vale do Hidrogênio, local que terá expansão de aproximadamente 835 km da área geológica de Bushveld, rica em metais do grupo da platina, na província de Limpopo, ao longo do corredor industrial e comercial de Joanesburgo e da costa sul de Durban. A Solução de Transporte de Emissões Zero nuGen é um dos primeiros projetos para o Vale do Hidrogênio da África do Sul.
Segundo Duncan Wanblad, CEO da Anglo American, a indústria de mineração está desempenhando um papel considerável em ajudar o mundo a descarbonizar: “tanto por meio de nossa própria pegada de emissões quanto pelos metais e minerais que produzimos que são críticos para os sistemas de energia e transporte de baixo carbono”, disse.
O executivo prossegue dizendo que nos próximos anos a Anglo American deve converter ou substituir a frota atual de caminhões movidos a diesel por esse sistema de transporte de emissão zero, abastecido com hidrogênio verde: “Se esse projeto-piloto for bem-sucedido, poderemos remover até 80% das emissões de diesel em nossas minas a céu aberto, rolando essa tecnologia em nossa frota global”.
Para o projeto nuGen™, a Anglo American trabalhou com algumas das principais empresas de engenharia criativa e tecnologia do mundo, como ENGIE, First Mode, Ballard e NPROXX, para projetar, construir e testar a bateria de 1,2 MWh, como o caminhão de transporte o sistema usa várias células de combustível que fornecem até 800 kW de potência, combinadas para fornecer um total de 2 MW de potência.
Mais de US$ 200 milhões foram investidos pela Anglo American para transporte zero carbono. A Anglo firmará um contrato de fornecimento com a First Mode para descarbonizar sua frota global de caminhões de transporte de minas ultraclasse, dos quais aproximadamente 400 estão atualmente em operação. A medida faz parte do plano da companhia em tornar as operações neutras em carbono até 2040.
Atualmente, a Anglo atua com diferentes tipos de caminhões. Olhando apenas para a Komatsu, inclui 730E/830E/860E/930E/960E/980E, todas as diferentes classes de tamanho e com suas próprias nuances de design. Além disso, a empresa não opera apenas caminhões Komatsu – na Quellaveco, por exemplo, ela está usando caminhões autônomos Cat 794 AC que funcionam com o sistema Command da Cat para transporte
Você já imaginou que um caminhão tão grande e pesado como o de mineração poderia rodar a base de hidrogênio? O que você achou dessa novidade? Participe com a gente e oompartilhe com seus amigos.
Fonte: Revista Alianza Flotillera
https://alianzaflotillera.com/anglo-americans-nugen-zehs/?fbclid=IwAR3RbtN0lJN4jTRoiC0T7VWPnfa1ifcTZZULt1YZNwFu9ifvdDCgBDxbMnY
Comentarios