Em Carta de Intenções assinada, Dachser opta por caminhão elétrico para longas distâncias movido à bateria da Mercedes-Benz Trucks
Durante a Fenatran, maior feira de transportes da América Latina, e no IAA Transportation, considerado o maior evento de veículos comerciais para mobilidade, transporte e logística do mundo, montadoras e empresas do setor mostraram novidades - e dificuldades - das diferentes soluções de propulsão alternativa, entre elas, a eletrificação. A transição energética já é uma realidade, e algumas empresas já estão se adiantando para se tornarem pioneiras.
A prestadora de serviços de logística Dachser planeja adicionar 50 unidades do Mercedes-Benz eActros LongHaul, caminhão elétrico com autonomia de cerca de 500 km apresentado no IAA Transportation deste ano, à sua frota europeia. Para isso, a empresa global de Kempten assinou uma Carta de Intenções com a Mercedes-Benz Trucks.
A Dachser Group SE & Co. KG, empresa de frete alemã, está expandindo significativamente sua frota de veículos elétricos e pretende usar o caminhão configurado como um veículo de carroceria intercambiável 6x2 com uma altura de armazenamento de 1.120 mm. O caminhão elétrico, com autonomia de cerca de 500 km a partir de uma única carga, deve estar pronto para produção em série até 2024.
Mercedes-Benz eActros LongHaul foi uma das grandes novidades da marca alemã no IAA Transportation 2022 e será produzido a partir de 2024. Foto: Divulgação Mercedes-Benz
Stina Fagerman, Head de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks afirma que a Dachser é um cliente muito valioso para o transporte sustentável: “A Dachser já era um parceiro de testes comprometido durante o desenvolvimento do eActros 300/400 para distribuição pesada. Estamos ainda mais satisfeitos porque a empresa de logística agora também planeja contar com o eActros LongHaul na próxima etapa, reforçando nossa estratégia quanto a eletrificação”, explica.
Para o Diretor Operacional de Logística Rodoviária da Dachser, Alexander Tonn, a carta de Intenções assinada reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento e teste de propulsores de veículos comerciais amigos do meio ambiente: “A ampla autonomia do eActros LongHaul vai nos permitir transportar mercadorias entre nossas localizações europeias sem emissões, mesmo no tráfego de cargas pesadas e no transporte de longa distância. Este é um componente importante da estratégia de proteção climática de longo prazo da Dachser", afirma.
A Dachser usa veículos elétricos à bateria, como o Fuso eCanter e o eActros, desde 2018, em parte de seu conceito de entrega urbana sustentável "Dachser Emission-Free Delivery (Entrega Livre de Emissões)". Em onze cidades europeias, vans e caminhões elétricos à bateria entregam todas as encomendas de maneira livre de emissões locais de CO2 como padrão em uma área definida do centro da cidade.
Com autonomia de 500 quilômetros com um único carregamento das baterias, o caminhão elétrico pode transportar quase a mesma carga que um caminhão movido a diesel. FOTO: Divulgação Mercedes-Benz
Na "última milha", a Dachser também usa bicicletas de carga com suporte elétrico para distribuir as encomendas. O projeto piloto em Stuttgart foi o vencedor do concurso "Sustainable Urban Logistics (Logística Urbana Sustentável)" do Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha e da Agência Federal do Meio Ambiente em 2018.
Stefan Hohm, Diretor de Desenvolvimento na Dachser, defende que os veículos de propulsão alternativa podem oferecer diversos benefícios e que o patamar atual da emissão zero só foi possível porque os primeiros testes mostraram bons resultados: "Tivemos experiências muito boas em logística urbana com o desempenho de veículos BEV (Battery Electric Vehicles - Veículos Elétricos à Bateria). Portanto, era lógico dar o próximo passo - dirigir em longas distâncias - junto com a Mercedes-Benz Trucks", disse.
Mercedes-Benz eActros LongHaul
Os engenheiros de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão projetando o eActros LongHaul para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade comparados aos de um Actros pesado convencional para longas distâncias. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros rodados em dez anos. As baterias usadas no eActros LongHaul empregam tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). Estes são caracterizados, acima de tudo, por uma longa vida útil e mais energia utilizável.
As baterias do eActros LongHaul de produção em série podem ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com uma potência de cerca de um megawatt. Três conjuntos de baterias fornecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh e dois motores elétricos, como parte de um novo eixo elétrico, geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de mais de 600 kW.
“Long Haul” quer dizer que é feito para grandes distâncias. Apesar de ter um estlo de caminhão conceito, o elétrico utiliza a mesma cabine do Actros e algumas configurações semelhantes ao modelo a diesel. Foto: Divulgação Mercedes-Benz
Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões rígidas do eActros LongHaul logo após o lançamento no mercado. Isso oferecerá aos clientes várias outras possibilidades de uso possíveis em transporte totalmente elétrico.
Cada vez mais, a eletrificação está mais próxima dos veículos pesados, mas o desafio é grande. Na Europa, as condições de teste e desenvolvimento são mais favoráveis, mas é certo que, uma vez dando certo por lá, adaptações podem ser feitas por aqui. Lembrando que grandes empresas que atuam no Brasil já estão colocando elétricos em suas frotas urbanas e outras, testando autônomos em fábricas.
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