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Maioria dos caminhoneiros brasileiros sofrem com calote no pagamento do frete, revela estudo

Maioria dos caminhoneiros brasileiros sofrem com calote no pagamento do frete, revela estudo

Pesquisa Fretebras identificou que 53,6 dos profissionais ficam sem receber o valor integral do frete e criou um serviço que já recuperou mais de R$ 1,6 milhão para motoristas 

O transporte rodoviário nacional de cargas é a modalidade com maior participação na logística do país, com um percentual de 65% do total. Esses dados são baseados em um relatório divulgado em 2018, pelo Plano Nacional de Logística (PNL). O serviço prestado nessa área é em sua maioria feito através de caminhoneiros e motoristas autônomos, e a grande demanda e pouca fiscalização geram uma prática fraudulenta entre transportadas mal intencionadas: o famoso calote do saldo de frete. 

Um estudo feito com 1.500 caminhoneiros de todo o Brasil pela Fretebras, uma das principais plataformas de transporte de cargas da América Latina, revelou que 53,6% dos participantes já ficou sem receber o saldo do frete, mesmo após ter concluído a entrega da carga. Ou seja, mais da metade dos entrevistados já sofreu  o golpe ao menos uma vez.


Mais da metade dos caminhoneiros no Brasil já ficou sem receber o saldo do frete, mesmo após ter concluído a entrega da carga. Foto: Divulgação

Isso acontece devido a uma prática comum no mercado da logística. Na grande maioria das transações, as empresas adiantam de 70% a 80% do valor do frete aos motoristas contratados e o restante fica de ser entregue após a entrega. Os chamados “valores a receber” do frete, ficam atrelados ao término da entrega. Porém, segundo o estudo, na maioria dos casos (47,8%) o calote no pagamento do saldo aconteceu mais de uma vez.

Há algum tempo a Fretebras está a essa realidade e decidiu incorporar à sua conta digital um serviço que pudesse eliminar os calotes do mercado. O serviço foi lançado no segundo semestre de 2021 e batizado de "Saldo Garantido". Com o benefício, a Fretebras afirmou ter recuperado mais de R$ 1,6 milhão para caminhoneiros de todo país: "A situação dos calotes sempre nos preocupou. Com o Saldo Garantido, fomos capazes de eliminar totalmente o risco de o motorista ficar sem receber", explica Thiago Chueiri, diretor de fintech da Fretebras.

O número de profissionais que acabam tendo algum tipo de prejuízo é preocupante, mas segundo a empresa, o fato mais alarmante da pesquisa é que 65% dos entrevistados não costumam adotar nenhum tipo de medida para evitar o calote no saldo do frete. Dentre aqueles que afirmam tomar alguma medida para se proteger, a mais comum é o registro das informações da negociação, o que não traz garantias efetivas. Apenas 20% afirmaram assinar um contrato de trabalho.


Segundo a pesquisa, 47,8% dos entrevistados afirmaram que o calote no pagamento do saldo aconteceu mais de uma vez. Foto: Divulgação

O diretor explica que o serviço é uma garantia de recebimento para o profissional que conta com aquele valor total em seu faturamento: "O Saldo Garantido é um direito do caminhoneiro que busca fretes na nossa plataforma e recebe o adiantamento por meio da nossa conta digital. Caso o calote aconteça, nós nos encarregamos de garantir que o motorista receba o que lhe é devido". Ele esclarece que a função não se trata de um empréstimo, mas sim uma garantia de recebimento que a Fretebras oferece ao motorista parceiro.

A pesquisa da Fretebras revelou ainda que os calotes são mais frequentes no Sudeste, já que 57% dos respondentes da região afirmaram terem sofrido com a falta de pagamentos. Em seguida, 56% dos entrevistados do Sul confirmaram que passaram pela mesma situação. As menores incidências foram registradas no Centro-Oeste e Norte, onde menos da metade dos motoristas foram vítimas do calote no saldo do frete. Ainda assim, os números do estudo revelam um cenário bastante crítico.


Com o  serviço nomeado de "Saldo Garantido", a Fretebras afirmou ter recuperado mais de R$ 1,6 milhão para caminhoneiros de todo país. Foto: Divulgação

Esses calotes são prejudiciais não só para o caminhoneiro, mas para o setor como um todo: "A conta digital da Fretebras foi criada justamente para atender as necessidades dos caminhoneiros, por isso, ela é adaptada com soluções financeiras pensando na jornada do frete. Estamos comprometidos, desde o início, em melhorar as condições de trabalho dos caminhoneiros", finaliza Chueiri.

A Fretebras adiantou que lançará novas funcionalidades na conta digital, como uma nova rede parceiros com descontos exclusivos e até seguro para os caminhoneiros.Você já passou por alguma situação como essa? Participe com a gente e compartilhe esse texto com seus amigos do trecho.

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