Pesquisa Fretebras identificou que 53,6 dos profissionais ficam sem receber o valor integral do frete e criou um serviço que já recuperou mais de R$ 1,6 milhão para motoristas
O transporte rodoviário nacional de cargas é a modalidade com maior participação na logística do país, com um percentual de 65% do total. Esses dados são baseados em um relatório divulgado em 2018, pelo Plano Nacional de Logística (PNL). O serviço prestado nessa área é em sua maioria feito através de caminhoneiros e motoristas autônomos, e a grande demanda e pouca fiscalização geram uma prática fraudulenta entre transportadas mal intencionadas: o famoso calote do saldo de frete.
Um estudo feito com 1.500 caminhoneiros de todo o Brasil pela Fretebras, uma das principais plataformas de transporte de cargas da América Latina, revelou que 53,6% dos participantes já ficou sem receber o saldo do frete, mesmo após ter concluído a entrega da carga. Ou seja, mais da metade dos entrevistados já sofreu o golpe ao menos uma vez.
Mais da metade dos caminhoneiros no Brasil já ficou sem receber o saldo do frete, mesmo após ter concluído a entrega da carga. Foto: Divulgação
Isso acontece devido a uma prática comum no mercado da logística. Na grande maioria das transações, as empresas adiantam de 70% a 80% do valor do frete aos motoristas contratados e o restante fica de ser entregue após a entrega. Os chamados “valores a receber” do frete, ficam atrelados ao término da entrega. Porém, segundo o estudo, na maioria dos casos (47,8%) o calote no pagamento do saldo aconteceu mais de uma vez.
Há algum tempo a Fretebras está a essa realidade e decidiu incorporar à sua conta digital um serviço que pudesse eliminar os calotes do mercado. O serviço foi lançado no segundo semestre de 2021 e batizado de "Saldo Garantido". Com o benefício, a Fretebras afirmou ter recuperado mais de R$ 1,6 milhão para caminhoneiros de todo país: "A situação dos calotes sempre nos preocupou. Com o Saldo Garantido, fomos capazes de eliminar totalmente o risco de o motorista ficar sem receber", explica Thiago Chueiri, diretor de fintech da Fretebras.
O número de profissionais que acabam tendo algum tipo de prejuízo é preocupante, mas segundo a empresa, o fato mais alarmante da pesquisa é que 65% dos entrevistados não costumam adotar nenhum tipo de medida para evitar o calote no saldo do frete. Dentre aqueles que afirmam tomar alguma medida para se proteger, a mais comum é o registro das informações da negociação, o que não traz garantias efetivas. Apenas 20% afirmaram assinar um contrato de trabalho.
Segundo a pesquisa, 47,8% dos entrevistados afirmaram que o calote no pagamento do saldo aconteceu mais de uma vez. Foto: Divulgação
O diretor explica que o serviço é uma garantia de recebimento para o profissional que conta com aquele valor total em seu faturamento: "O Saldo Garantido é um direito do caminhoneiro que busca fretes na nossa plataforma e recebe o adiantamento por meio da nossa conta digital. Caso o calote aconteça, nós nos encarregamos de garantir que o motorista receba o que lhe é devido". Ele esclarece que a função não se trata de um empréstimo, mas sim uma garantia de recebimento que a Fretebras oferece ao motorista parceiro.
A pesquisa da Fretebras revelou ainda que os calotes são mais frequentes no Sudeste, já que 57% dos respondentes da região afirmaram terem sofrido com a falta de pagamentos. Em seguida, 56% dos entrevistados do Sul confirmaram que passaram pela mesma situação. As menores incidências foram registradas no Centro-Oeste e Norte, onde menos da metade dos motoristas foram vítimas do calote no saldo do frete. Ainda assim, os números do estudo revelam um cenário bastante crítico.
Com o serviço nomeado de "Saldo Garantido", a Fretebras afirmou ter recuperado mais de R$ 1,6 milhão para caminhoneiros de todo país. Foto: Divulgação
Esses calotes são prejudiciais não só para o caminhoneiro, mas para o setor como um todo: "A conta digital da Fretebras foi criada justamente para atender as necessidades dos caminhoneiros, por isso, ela é adaptada com soluções financeiras pensando na jornada do frete. Estamos comprometidos, desde o início, em melhorar as condições de trabalho dos caminhoneiros", finaliza Chueiri.
A Fretebras adiantou que lançará novas funcionalidades na conta digital, como uma nova rede parceiros com descontos exclusivos e até seguro para os caminhoneiros.Você já passou por alguma situação como essa? Participe com a gente e compartilhe esse texto com seus amigos do trecho.
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