Destaque

Nova CNH passa a valer hoje! Você sabe quando pegar a sua?

Nova CNH passa a valer hoje! Você sabe quando pegar a sua?

Novo modelo de CNH passa a valer a partir desta quarta-feira. Versão impressa é opcional

A Nova Carteira Nacional de Habilitação entra em vigor hoje, e vai contemplar quem for renovar ou expedir sua carta. Nos últimos meses, muito tem se falado sobre o novo modelo do documento e quais as principais diferenças em relação à CNH atual.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o novo modelo vai ser mais tecnológico para qualquer um que queira dirigir. Para o órgão, o novo sistema vai ajudar ainda mais no trânsito, evitando fraudes. 

A decisão foi tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886. Segundo a resolução, os órgãos de trânsito locais têm que estar preparados para emitir o novo modelo a partir de hoje: "Os órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal deverão adequar seus procedimentos para adoção do modelo da CNH estabelecido nesta Resolução até 1º de junho de 2022", diz o texto.

A atualização é importante, mas não é preciso se desesperar, pois não há necessidade de troca imediata para o novo padrão. A substituição ocorrerá à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via. O documento pode ser expedido em meios físico, digital ou ambos. "A escolha fica à critério do condutor", diz a resolução.

O que vai mudar?


Novo modelo de CNH (à esquerda), que começa a valer em 2022, e modelo antigo (à direita), que entrou em vigor em 2017 — Foto: Reprodução

  • A nova CNH tem predominância das cores verde e amarelo, e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir.

 

  • A primeira coluna vai mostrar a categoria da CNH e todas as categorias serão indicadas num quadro, representado pelo desenho dos veículos no verso.

 

  • As observações como restrições médicas e EAR, como o exercício de atividade remunerada, virão na parte inferior
     
  • Haverá uma identificação para quem estiver com a carta provisória ou definitiva, com a letra P ou a letra D no canto superior direito.
     
  • O documento possui padrões de segurança, como tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa à luz ultravioleta.

 

  • QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia.
     
  • Documento pode ser expedido em meios físico, digital ou ambos

 


Brasil terá nova Carteira de Habilitação a partir de amanhã - TecMundo

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o documento ficará “mais moderno” e, cumprindo determinações legais, possibilitará o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar.

Foi também incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Como terá informações impressas em inglês e francês, além do português, o documento facilitará o uso em outros países.

O Planeta Caminhão preparou um vídeo que explica tudo sobre a nova CNH e tira várias dúvidas que surgiram por aqui. Talvez uma dessas dúvidas seja a sua! Vamos entender melhor sobre a nova CNH? Clique aqui

Você já sabe quando vai pegar a sua? Participe com a gente!

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.