Principal

FENATRAN 2015: O USO DO ALUMÍNIO NOS CAMINHÕES

Como o uso do alumínio pode ajudar na eficiência dos caminhões? Veja mais detalhes!

Nesta 20ª edição da Fenatran a Alcoa, fabricante de materiais leves, trouxe para seu stand um projeto interessante: o caminhão Alcoa – Arte da Eficiência. Por falar nele, na semana passada produzimos um programa especial sobre esse novo conceito apresentado pela Alcoa (se você não assistiu clique aqui).

Esse projeto apresentado pela Alcoa traz uma nova geração de chassi 100% manufaturado em alumínio que foi desenvolvido em parceria com a Metalsa, fabricante mexicana de componentes para chassis.

Alcoa-arte-da-eficiência

O caminhão conceito trouxe diversos componentes demonstrando os ganhos de peso em cada um deles.

As peças fabricadas em alumínio neste conceito foram portas, rodas, radiador, quinta roda forjada, tanque de combustível, suporte da suspensão, eixo cardã e fixadores. Confira abaixo alguns exemplos de redução:

Os suportes da suspensão tiveram uma redução de 3,6 kg por peça em comparação ao aço. As portas produzidas em alumínio são 13,6 kg mais leves, além de resistentes à corrosão. A quinta roda forjada e o eixo cardan também perderam peso, cada um ficou 45,4 kg mais leves. Já a carroceria perdeu 380 kg. A Longarina perfilada reduz até 400 kg no peso do chassi.

ALCOA Já nas rodas, a redução pode chegar aos 800 kgs no conjunto total, com o implemento acoplado. Segundo a Alcoa, as rodas de alumínio possuem até cinco vezes mais resistência do que as rodas produzidas em aço. Além disso, traz a vantagem do alumínio ter maior eficiência térmica, o que deixa o sistema de freios mais refrigerado do que o modelo convencional.

O caminhão conceito da Alcoa aliviou 1.135 kgs do caminhão, sem contar ganhos com rodas de semirreboques.

Importante dizer também que o alumínio é 1/3 mais leve do que o aço, mas que ainda assim, possui resistência equivalente. Além disso, o lado ambiental também agradece nessa história. De acordo com o estudo do International Aluminium Institute (IAI), com a colaboração da European Aluminium Association (EAA) e da Aluminum Association (AA) para cada 100 kg de alumínio aplicado no lugar do aço, é possível evitar emissão de até 4,5 toneladas de CO2 na atmosfera durante toda a vida útil de um veículo.

A ideia foi chamar a atenção das montadoras para as possibilidades do uso do alumínio para aliviar peso no transporte – e com isso, aumentar a eficiência no transporte. E pelo o que pudemos ver nesta Fenatran, são diversos os implementadores que já estão fabricando implementos com o uso extensivo do material.

De: Redação Planeta Caminhão Fonte: Alcoa

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.