A Kamaz é a maior fabricante de caminhões da Rússia e tem grande tradição em diversos modelos. Com sua fábrica na cidade de Naberezhnye Chelny, na Rússia, região da ex-república soviética do Tartaristão, a marca produz todos os anos um total de 30 mil caminhões para todo o mercado russo e diversas outras partes do mundo, incluindo alguns mercados do Oriente Médio, América Latina e África.
A icônica fabricante está prestes a completar 50 anos de existência e, para celebrar a data, está preparando um lançamento que deverá chegar em 2024 ou 2025. Trata-se do projeto Kamaz Continent, um caminhão de 30 toneladas com motorização híbrida, formada por um motor turbo-diesel que é auxiliado por um motor elétrico.

Consumo baixo
De acordo com a Kamaz e segundo a reportagem do Planeta Caminhão apurou, a fabricante espera que o novo caminhão tenha um rendimento de 4 quilômetros rodados por litro de diesel. Com cabine espaçosa e pensada no máximo conforto do motorista para viagens longas, o projeto do caminhão prevê a instalação de geladeira, forno de microondas e um tanque de lavagem para fazer as vezes de uma pia.
Além disso, a bordo da cabine, haverá uma cama com 90 centímetros de largura e um sistema elétrico alimentado por painéis solares para acionar equipamentos eletrônicos.
O painel do caminhão vai ter uma tela touch screen de 15,5 polegadas, com as funções principais do veículo e entretenimento de bordo. Outro tablet acoplado ao volante do veículo vai ajudar a trazer informações de navegação e visões das câmeras externas.

Caminhão inteligente
Dentre os sistemas eletrônicos de segurança do Kamaz Continent está o controle de partida feito por meio de um bafômetro que, se detectar que o motorista tenha algum teor alcoólico no corpo, não libera a ignição. O motorista também será monitorado por duas câmeras que vão avaliar as condições físicas dele, com base na posição da cabeça e na frequência das piscadas dos olhos, para detectar sinais de fadiga.
Além disso, o caminhão terá sistemas ativos de frenagem e de auxílio de faixa, além de piloto automático adaptativo e sistema de reconhecimento de placas de trânsito.
Esta maravilha tecnológica russa está prevista para ganhar as estradas do mundo entre 2024 e 2025, como forma de celebração dos 50 anos da Kamaz.
Redação Planeta Caminhão
Super Motoristas
Comentarios