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A Mercedes apresentou hoje, em coletiva para a Imprensa Especializada em sua fábrica em São Bernardo do Campo, sua nova linha Actros, com a inédita configuração 2651 6x4 com 510 cavalos de potência. Os 2646 6x4 e 2546 6x2 também receberam o pacote de design e atualizações de tecnologia. O motor de 510 cavalos é o mais potente fabricado pela Mercedes-Benz no Brasil. Confira abaixo todas as características e detalhes dos novos Actros:MOTOR:
Os 510 cavalos vem de um OM 460 LA (13 litros e 6 cilindros em linha) com torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm. Já a potência máxima é entregue a 1.900 rpm. Segundo a Mercedes, a redução no consumo deste propulsor é de até 5%. Em seu desenvolvimento, foram aplicadas mais de 14 mil horas de testes e 1 milhão de quilômetros em rodovias. Notícia boa é que há muitos componentes comuns com o OM 457, o que ajuda na reposição de peças.
DESIGN:
Não, não é o design do Actros Rodoviário encontrado na Europa. E não vamos aqui comparar as diferenças entre o New Actros Europeu e o fabricado no Brasil. Sim, muitos que esperavam esse lançamento vão comentar que este não é igual ao europeu. Fato. Mas vamos falar sobre o que o Actros Brasileiro evoluiu em relação ao modelo anterior.
O design seguiu outra linha e trouxe algumas características funcionais para melhoria da aerodinâmica: os defletores de ar nas laterais da grade frontal são maiores para melhor escoamento do fluxo do ar.
O para-choque é novo, produzido com plástico de grande resistência que, segundo a Mercedes, não tem tanto efeito memória. Ele se deforma no impacto, mas volta ao formato original depois de desencostar do outro veículo ou obstáculo. Bom para reduzir custos de reparo em pequenas batidas. O novo para-choque também trabalha mais alto que o anterior, protegendo-o de valetas, valas, saídas de pátio e outras situações que raspavam o para-choque da versão anterior. A distância do solo aumentou em 35 mm.
A grade está maior. Maior e mais alta. O símbolo da Mercedes também está maior. O interessante é o símbolo iluminado de série. Nossa opinião para este detalhe: bonito.
O para-sol agora é opaco e o design é integrado à cabine. A sensação térmica dentro da cabine melhorou, já que não entram mais raios solares. Falando em sensação térmica, o climatizador agora também é menor, tem novo design e o principal: é mais aerodinâmico.
O conjunto ótico é novo, feito em policarbonato, material resistente. O lado bom desse conjunto é que dá para trocar peças individualmente – faz diferença no bolso.
No teto e no para-sol, as luzes de posição são em LED. O caminhão possui ainda o Farol de Rodagem Diurna, batizado pela Mercedes de DRL.
VIDA A BORDO:
A primeira coisa que chama a atenção é o painel de instrumentos. Traz diversas novidades: display de 4 polegadas, tela Color TFT e design dos mostradores. Os comandos podem ser executados por teclas de navegação em cruz no painel, ou por meio dos botões no volante, que também regulam o sistema de som (novos alto-falantes, tweeters e opcionalmente, um Sub). O comando também controla a conectividade com celulares.
Já na cama, a alteração foi na densidade. São quatro as versões de cabine: a curta (para o fora de estrada), a leito baixo (algumas aplicações como transporte de veiculos com castelo), a leito teto alto e a Megaspace.
SUSPENSÃO METÁLICA DISPONÍVEL:
A suspensão metálica passa a ser oferecida também para os 2651 e 2646 6x4, além da suspensão a ar. Robusta, ela é focada nas operações que exigem muito do sistema de suspensão – leia-se estradas sucateadas e rotas difíceis.
Os Actros que vêm com essa suspensão podem ser equipados com tanques de até 1.080 litros combinados. (780 litros + adicional de 300 litros). Nos com suspensão a ar, a configuração máxima é de 890 litros (650+240). Em alumínio.
SEGURANÇA:
O Megaspace tem sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e retarder. Freio-motor Top Brake, EBD, ABS e ASR, além da assitência de partida em rampa, também estão disponíveis. Bom conjunto.
TRANSMISSÃO:
A transmissão é a Mercedes Powershift, de série. Tem sensor de inclinação que ajuda nas trocas de marcha. Não vai descer marcha se estiver em subida por exemplo, para ter que devolver a marcha anterior, como em algumas outras opções no mercado. Outra vantagem é não ter anéis sincronizadores – menos componentes para serem desgastados – o câmbio faz o trabalho de troca de marcha sozinho e pôs os anéis sincronizadores no museu.
EIXOS TRASEIROS:
Estão disponíveis os eixos traseiros sem redução nos cubos, focados na economia em operações rodoviárias de longas distâncias com até 74 toneladas de PBTC. Nos 6x4 a opção de eixos com redução também está disponível.
FAMÍLIA:
Os cavalos 2546 6x2 e 2646 6x4 usam o motor com 456 cv de potência. O 2651, 510 cv. O basculante 4844 8x4 vem com 435 cv. Há ainda o importado 4160 8x8 SLT para operações especiais.
FÓRMULA 1:
Não, não é uma série especial. Pena. É um Actros customizado com a pintura da equipe Mercedes-Benz da Formula 1, em homenagem ao campeonato mundial de construtores da F1, conquistado em Sochi, no final de semana passado.
Aqui na redação, unanimidade – deveria ser oferecida à todos.
De: Redação Planeta Caminhão Fonte: Mercedes-Benz
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