ZF celebra seis décadas de trabalho no Brasil

Empresa fornece peças e componentes para a maioria dos caminhões produzidos no País
A ZF é uma das empresas mais atuantes na indústria de caminhões brasileira. Ela fornece transmissões, direções hidráulicas, equipamentos de segurança e diversos outros componentes para os veículos. A empresa nasceu na Alemanha há 103 anos.
No Brasil, ela chegou em 1958, mais precisamente em agosto, e está fazendo 60 anos no país. A empresa chegou ao Brasil a princípio para fornecer sua caixa de transmissão para o lendário DKW, que era produzido sob licença pela Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. (Vemag), cuja fábrica ficava no bairro paulistano do Ipiranga.
A ZF rapidamente passou a ser a principal fornecedora de transmissões para a indústria automotiva que começava a se posicionar na região do ABC Paulista, no final da década 50 e início da década de 60. Volkswagen, Scania e Ford levaram suas linhas de montagem do bairro industrial do Ipiranga para São Bernardo do Campo.
Caminhões
Em 1967, a empresa lançou a primeira transmissão para veículos pesados: a AK655. Com um conceito novo, a caixa foi largamente utilizada nos caminhões Mercedes-Benz LP 331. A ZF foi uma das pioneiras na política de transferência tecnológica dentro do conceito de globalização dos processos.
Em 1980, a empresa lançou simultaneamente na Alemanha e no Brasil a avançada transmissão ZF-Ecosplit (família 16S). Foi incorporado nesta transmissão o conceito da sincronização. Por entregar mais eficiência à operação de transporte, essa transmissão rapidamente passou a ser utilizada pela maioria dos caminhões pesados produzidos no Brasil nesta época.
Ao mesmo tempo a ZF começou a fabricar duas novas direções hidráulicas: a Servotronic, com comando eletrônico, para picapes; e a Servocom, para caminhões leves, médios e pesados. Com pesados investimentos na modernização de sua fábrica, em 1994 a ZF conquistou a certificação ISO 9001, mesmo ano em que teve início a produção das inovadoras bombas de óleo FN4 e FN 3.1 para direções hidráulicas de veículos pesados. São menores e menos complexas e 40% mais leves que suas similares no mercado nacional.
“A mobilidade inteligente, conectada e segura são os elementos que levarão à eletrificação e à automatização dos veículos e estarão presentes em nosso dia a dia em pouco tempo. Para a ZF, 100% das áreas urbanas contarão com a circulação de veículos elétricos, enquanto as estradas receberão os híbridos. Enquanto isso, os veículos autônomos serão realidade nas áreas restritas de circulação, como em pátios logísticos, diz Wilson Bricio, presidente da ZF. Neste sentido, trabalhamos de forma acelerada para prover a indústria com tecnologias avançadas para que isso aconteça. Sempre levando em frente o conceito Vision Zero, de zero acidentes e zero emissões”, completa.
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