A Western Star, lendária marca de caminhões dos Estados Unidos que pertence à Daimler, está com novidades para o mercado da América do Norte. Eles acabaram de lançar a versão moderna e reprojetada dos clássicos caminhões Western Star 4900, muito utilizados na mineração, extração de petróleo, construção e operações florestais.

Os novos caminhões, segundo a Daimler Trucks North America, foram projetados do zero e redesenhados para atender às necessidades deste tipo de aplicação, com forte ênfase no conforto e na segurança do motorista e tripulantes. Estamos falando do Western Star 49X, a nova geração de caminhões da marca para o mercado da América do Norte.

“Com o 49X, a Western Star cumpre sua promessa de durabilidade e produtividade e, ao mesmo tempo, apresenta recursos de segurança inéditos e de grande eficiência, com uma experiência focada no operador e soluções de atualização e manutenção mais fáceis que ajudarão a manter os negócios de nossos clientes funcionando sem problemas”, diz David Carson, vice-presidente Sênior do Segmento Vocacional da Daimler Trucks North America.

Projeto novo e moderno

O Western Star 49X vem com cabine redesenhada e projeto totalmente reformulado. O caminhão tem várias opções de motorização: Detroit DD 15, de 15 litros, com potências de 400 e 505 cavalos e torque máximo de 2.000 e 2.500 Nm; Detroit DD 16, de 16 litros, com potências de 500 e 600 cavalos e torque máximo de 2.500 e 2.800 Nm; Cummins X12, de 12 litros, com potências de 350 e 500 cavalos e torque máximo de 2.000 e 2.300 Nm; e, por último, Cummins X15, com potências de 400 e 605 cavalos e torque máximo de 2.000 e 2.800 Nm.

As opções de transmissão também são variadas: pode ser automática, com conversor de torque, da Allison, com os modelos 4000, 4500 e 4700, dependendo da aplicação. Outra opção de transmissão é a automatizada Detroit DT-12 V e DT-12 VX, com 12 velocidades, esta última para aplicações super severas. Para quem gosta de desafio e não abre mão de uma caixa seca manual, o caminhão pode ser encomendado com transmissão Eaton Fuller Manual de 10, 13 ou 18 marchas. Por fim, pode-se escolher um Western Star 49X com transmissão automatizada Eaton Ultrashift Plus.

Com todo o redesenho, o caminhão ficou 150 quilos mais leve do que a versão WS 4900. Segundo a fabricante, a nova cabine da série X foi projetada especificamente para aplicações vocacionais e oferece economia adicional de peso do veículo, enquanto oferece durabilidade de longo prazo e conforto do operador.

O trabalho de desenvolvimento na cabine foi o mais extenso na história da Western Star e incluiu vários testes de esmagamento da cabine para garantir a integridade em caso de capotamento.

Todos os modelos 49X vêm com acabamento externo todo em metal para uma aparência premium e durabilidade de longo prazo, e um interior padrão com detalhes sofisticados, incluindo detalhes em metal. O pacote de acabamento premium opcional apresenta materiais como madeira e banco com costura de diamante. Em todos os modelos, um painel envolvente coloca o centro de comando do motorista e o painel B na linha de visão do operador. No painel B, um painel flexível pode ser preparado para um tablet ou configurado para 12 interruptores ou 10 medidores adicionais.

O capô do 49X é construído de um composto moldado leve e de alta resistência para maior resistência ao impacto e durabilidade. O novo capô usa um inovador e patenteado sistema de suspensão de capô ISO Tech que se comporta de maneira semelhante a uma típica suspensão de choque com mola e amortecedor. O sistema isola, absorve e dissipa as vibrações do chassi ao dirigir em terreno irregular para proteger o capô de danos e rachaduras.

Para finalizar, o caminhão vem de série com sistema Aba 5, utilizado aqui no Brasil nos caminhões Actros da Mercedes-Benz. Ele permite a detecção de objetos e obstáculos à frente do caminhão a distância e aciona a frenagem ativa do caminhão em uma distância segura.

Redação Planeta Caminhão


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