A Volvo apresentou nesta quinta-feira (27) sua nova geração de caminhões FH, FM e FMX na Europa. Com foco maior no motorista, os novos veículos pesados da marca sueca têm novidades na eletrônica embarcada, ergonomia da cabine e segurança. Por enquanto, não há previsão para lançamento desta nova linha no Brasil e na América Latina.

“Nosso objetivo é ser o melhor parceiro de negócios de nossos clientes, tornando-os ainda mais competitivos e ajudando-os a atrair os melhores profissionais para dirigir”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

A demanda crescente do setor de transportes está gerando uma lacuna de motoristas qualificados na Europa. Naquele continente, cerca de 20% das vagas de profissionais para conduzir os veículos não são preenchidas. Para ajudar as transportadoras a recrutar e reter os melhores profissionais, a Volvo Trucks focou nos motoristas ao desenvolver sua nova geração de veículos.

Interface moderna

A primeira grande novidade nos novos veículos da Volvo é um painel inteiramente novo, com interface de informações moderna e intuitiva, que monitora todas as funções do caminhão. Com instrumentos totalmente digitais e inseridos em uma tela de 12 polegadas, o que facilita a visualização. As funções podem ser controladas por meio de botões no volante, por controle de voz ou touchscreen.

Há também um display secundário, de 9 polegadas, para informações complementares, como navegação, monitoramento de câmeras e entretenimento.

Melhorias internas

Também preocupada com o conforto do motorista, a Volvo aplicou algumas melhorias na cabine de seus modelos, melhorando a visibilidade, conforto, ergonomia, diminuindo o nível de ruído interno e elevando a segurança.

O conforto foi aprimorado com um isolamento reforçado, que proporciona menos trocas térmicas com o exterior (menos entrada de ar frio ou quente) e menos ruídos. Além disso, uma unidade climatizadora, com filtro de carbono, garante a boa qualidade do ar em todas as condições.

O exterior também foi atualizado, com novos faróis e nova grade. Os faróis em forma de V agora se alinham com os traços delineados pelas portas na cabine. As setas também foram movidas para a porta, proporcionando uma aerodinâmica aprimorada e um visual mais imponente. Por fim, o painel frontal traz a logomarca Volvo em tamanho maior, tornando o Volvo FH reconhecível, mesmo à distância.

FM e FMX ganham nova cabine

A nova geração dos modelos FM e FMX europeus possuem uma cabine completamente renovada. Elas ficaram com cerca de 1 metro cúbico maior do que o modelo anterior, proporcionando mais conforto e melhorando a ergonomia.

Volvo FM

As novas cabines também ajudam a melhorar a visibilidade, graças a janelas maiores, linha de porta rebaixada e novos espelhos.

Volvo FMX
Novidades de segurança

Os novos modelos da Volvo possuem novos recursos que ajudam a evitar acidentes e aumentar a segurança dos motoristas.

Uma exclusividade da Volvo em caminhões é o ajuste automático de farol alto. Esta função abaixa os faróis automaticamente em rodovias, de acordo com o tráfego contrário ou proximidade com veículos à frente, para evitar ofuscamento de outros motoristas.

Volvo FH

Outra novidade é o piloto automático adaptativo, aprimorado para baixas velocidades (até 0 km/h). Em descidas, o piloto automático aciona automaticamente os freios, para manter a velocidade constante.

A nova geração Volvo também possui um sistema capaz de reconhecer a sinalização rodoviária. Por exemplo, avisos de placas de ultrapassagens proibida, limite de velocidade e outros são captados e exibidos, também, no painel de instrumentos.

Por fim, uma nova câmera fornece visão lateral complementar, projetadas no display secundário do painel, ajudando o motorista a visualizar o ponto cego bem ao lado da cabine.

Motorização

Cada vez mais importante para transportadoras e motoristas, a preocupação com o meio ambiente e com a economia de combustível são fatores que pesam no momento de decidir a compra de um veículo novo. Pensando nisso, a Volvo apresentou sua nova geração com duas motorizações.

Volvo FH

A primeira delas é o Motor a gás GNL. Em muitos países da Europa, o Volvo FH e o FM estão disponíveis com o motor a gás GNL, com eficiência e desempenho comparáveis aos caminhões Volvo Diesel Euro 6, mas com um impacto muito menor.

Eles podem funcionar com biogás, o que reduz as emissões de CO2 em até 100%, ou gás natural, que reduz o CO2 em até 20%.

Além disso, o novo Volvo FH também pode ser adquirido com o pacote I-Save, equipado com motor diesel D13TC Euro 6 de alta eficiência, que reduz as emissões de CO2 e traz economia de combustível.

Os caminhões da nova geração, apresentados na Europa, chegam ao mercado do velho continente ao longo de 2020. No entanto, não há previsão para a chegada dos novos modelos ao Brasil e América Latina.


São Paulo adia reajuste dos pedágios por causa da pandemia

PEDÁGIOS SEGUEM SEM REAJUSTE

Scania apresenta caminhão Edição Especial

EDIÇÃO ESPECIAL SCANIA

Meritor solda eixos a laser na fábrica de Osasco (SP)

TECNOLOGIA MERITOR

Roberval Andrade conquista pódio com sabor de vitória

RETOMADA DA COPA TRUCK
Uma resposta para Volvo apresenta nova geração de caminhões na Europa
  1. porque q dos novos man ninguem fala


[topo]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.