VOLVO

Este Volvo tem nada menos do que 2.400 cavalos

The Iron Knight. Se você é fã de caminhão e não conhece esse nome, é bom já guardar em sua cabeça que logo, logo você vai ouvir falar. The Iron Knight foi o nome dado ao projeto de bater o recorde de velocidade de dos caminhões, encabeçado pela Volvo.

VOLVO

O caminhão criado é todo baseado em um Volvo FH, mas o veículo foi completamente modificado para alcançar a potência máxima. Para se ter uma ideia, são nada menos do que 2.400 cavalos.

“O The Iron Knight é a forma perfeita de demonstrar a competência e a potência inovadora da Volvo Trucks. Ao mesmo tempo, o nosso objetivo é gerar novas ideias de soluções técnicas e de design. A intenção é transferir algumas dessas ideias para os nossos caminhões de produção em série”, disse Claes Nlsson, presidente e CEO da Volvo Trucks.

O motor do caminhão é um D13, mas muito modificado com intercooler refrigerado a água e quatro turbocompressores, o que proporciona os 2.400 cv e 6000 Nm detorque. Os sistemas elétrico e eletrônico foram reduzidos e o software foi reprogramado para que o motor otimizado se comunicasse com a caixa de velocidade – uma I-Shift Dual Clutch, idêntica à de caminhões Volvo. FH – a única mudança fica por conta de uma embreagem reforçada, necessária para suportar o torque elevado.

“Para bater um recorde mundial de velocidade, o desempenho deverá ser excecional. A I-Shift Dual Clutch é a melhor caixa de velocidades possível para a tarefa, dado que mantém o torque nas rodas motrizes durante as mudanças de velocidade, como acontece com um carro de corridas. Graças a isso, o The Iron Knight pode acelerar sem perder tempo vital durante mudanças de velocidade”, explica Niklas Öberg, Engenheiro de Testes da Volvo Trucks.

“A cabine é feita em fibra de vidro e foi concebida para reduzir a resistência aerodinâmica ao mínimo absoluto. As saias laterais dão ao caminhão uma postura impressionante com as grandes entradas de ar que alimentam o sistema de refrigeração, diz Nigel Atterbury, Designer Principal na Volvo Trucks.

Com o piloto de corridas Boije Ovebrink ao volante, o The Iron Knight vai tentar bater o recorde do mundo em duas categorias: 500 e 1000 metros com arranque. E claro, você ficará por dentro de tudo no Planeta Caminhão.


O maior relógio do mundo… Formado por caminhões

MAIOR RELÓGIO DO MUNDO

Um pedaço da história dos caminhões no seu pulso

SCANIA

Uma verdadeira exposição sobre rodas

OBRA DE ARTE

Um caminhão em constante mudança

VOLVO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *