PLACAS MERCOSUL

 

Novas placas Mercosul passarão a ser emitidas em setembro no Brasil, mais de dois anos depois dos países vizinhos. Novas placas de veículo particular, de aluguel e de colecionador têm cores novas

O Denatran resolveu colocar em prática no Brasil as novas placas unificadas do Mercosul, um projeto que já está sendo adotado na Argentina e no Uruguai há dois anos. Na prática, todas as placas de veículos terão que ser substituídas até 2023 e os veículos novos que forem emplacados a partir de 1º de setembro já vão receber as placas novas.

Todos os veículos usados que estiverem em circulação deverão fazer a troca das placas para o novo modelo até o dia 31 de dezembro de 2023.

Como ficam as vendas e transferências?

A partir de 1º de setembro de 2018, todos os caminhões que forem transferidos e precisarem de uma nova placa vão ser emplacados com o novo padrão Mercosul.

As placas do Mercosul terão o nome do país no topo e, na lateral direita, a bandeira do estado e brasão da cidade onde o veículo está registrado. Entenda como ficará a nova placa:

Haverá o padrão de 4 letras e 3 números, que podem ser ordenados da forma que cada governo definir. No topo da placa fica uma barra azul com o nome e a bandeira do país. Do lado esquerdo fica um QR Code, usado para identificação do veículo, enquanto do lado direito será colocada a bandeira do estado e o brasão da cidade. Todas terão o fundo branco e o que irá diferenciar o tipo de veículo é a cor da letra. As placas para caminhões particulares, de aluguel (comerciais) ou de colecionador vão ficar, respectivamente, com as cores PRETA, VERMELHA e ROSA, conforme o infográfico abaixo:

Preço

Atualmente, os preços das placas variam de estado para estado. Em São Paulo, o par de placas sai por R$ 128,68, por exemplo, enquanto no Paraná o valor é de R$ 128,49.

Além disso, existem as taxas de vistoria e licenciamento que são definidas pelo Departamento de Trânsito (Detran) de cada estado.

O que causa confusão é que outros países do Mercosul já começaram a utilizar as novas placas. O Uruguai foi o primeiro a adotar o desenho, usado em veículos novos desde março de 2016. A Argentina começou a utilizar as placas em abril de 2016, com certa urgência. O sistema anterior, de 3 letras e 3 números, estava chegando ao limite. E o Brasil largou atrás, e só vai começar a implementação em setembro, com os veículos novos.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube! www.youtube.com/planetacaminhaotv

Leonardo Andrade – Editor-chefe do Planeta Caminhão
leonardo@planetacaminhao.com.br



Volvo busca veículos antigos para comemorar 40 anos no Brasil

VOLVO 40 ANOS


Vilhena (RO) ganha nova unidade do SEST SENAT

SEST SENAT VILHENA

Metalesp apresenta nova linha de basculantes com três configurações

BASCULANTES METALESP

Após um ano de testes no transporte de bebidas, e-Delivery tem bons resultados

E-DELIVERY EM AÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.