A nova linha Sprinter foi apresentada pela Mercedes-Benz na última sexta-feira, em Curitiba (PR). Com o lançamento, a montadora pretende trazer inovações tecnológicas de segurança, aumentar a qualidade em relação ao conforto e interatividade.

Além disso, as novas Sprinters chegam ao mercado com nova motorização e design redesenhado, buscando mais eficiência de consumo e durabilidade.

Segurança

Buscando trazer um ambiente mais seguro ao trânsito e aos motoristas, a nova linha Sprinter possui o sistema ABA (Assistente Ativo de Frenagem) e o assistente de fadiga. As duas tecnologias, já utilizadas em caminhões, chegam pela primeira vez ao mercado de vans e utilitários.

O ABA é uma tecnologia que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas. Dessa forma, quando a Sprinter se aproxima de algum veículo à frente, o sistema emite sinais de alerta (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade a fim de evitar uma colisão.

Já o assistente de fadiga, presente nos veículos comerciais da marca, é um sistema que reconhece sinais típicos de sonolência e perda de atenção, indicando ao motorista, com um sinal sonoro e visual, a necessidade de uma pausa.

De acordo com a montadora, essas novidades são diferenciais dos produtos da marca, que, segundo a Mercedes, a deixa um nível acima dos concorrentes.

“O ABA, por exemplo, revoluciona a segurança ativa no transporte urbano, com o padrão de segurança da Sprinter podendo ser equiparado ao de automóveis Mercedes-Benz, reconhecido mundialmente. Estamos assim alinhados com várias tecnologias utilizadas hoje na Europa e todas como itens de série”, afirmou Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil.

Além dos dois itens, a nova linha Sprinter vem equipada com o ESP Adaptativo 9i®, assistente de vento lateral e assistente de subida em rampa.

O ESP é um programa de estabilidade que reduz os riscos de derrapagem e capotamento. O programa integra os sistemas ABS (Sistema Antibloqueio de Freios), ASR (Sistema de Controle da Tração), BAS (servofreio de emergência), EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem), LAC (Controle de Carga Adaptativo), ROM (controle de rolagem), RMI (Interação de Movimento de Rolagem), EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio) e BDW (limpeza dos discos e freio).

O Assistente de Vento Lateral é uma exclusividade da Mercedes-Benz no Brasil e faz o acionamento unilateral dos freios, para amenizar o efeito dos ventos laterais, mantendo a estabilidade e fazendo com que o veículo permaneça em sua trajetória. O sistema é ativado a partir de uma velocidade de cerca de 80km/h e motorista é informado que o sistema está ativo por meio de uma mensagem no painel.

Por fim, o assistente de subida em rampa garante o controle e auxilia o motorista nas partidas em subidas. Com ele, a Sprinter manter o sistema de freio acionado por até três segundos, até que o veículo ser acelerado.

Além desses itens, os novos veículos da marca alemã também contam com freio a disco, airbag duplo, sistema SRS (tensionador do cinto de segurança), luzes de freio adaptativas e piloto automático com limitador de velocidade.

Concluindo os itens de segurança, a nova Sprinter passa a sair de fábrica com alarme na chave, o que resulta em mais segurança para o veículo e a carga.

Conforto e interatividade

No que diz respeito ao conforto interno, a nova linha Sprinter traz duas inovações para o mercado de vans. O Keyless Start e a direção elétrica.

O primeiro permite a partida do veículo sem o engate da chave. Basta o motorista estar dentro da Sprinter e com a chave do carro no bolso, por exemplo. Dessa forma, ele pode ligá-lo sem a necessidade de colocar a chave no contato.

Além da praticidade para o motorista, o sistema traz mais segurança, já que o veículo tranca automaticamente assim que o motorista se afasta.

Já a direção elétrica traz uma operação mais leve e com conforto similar ao de um automóvel. Assim, o motorista tem mais facilidade para conduzir e realizar manobras, aliviando os esforços.

Outros itens de conforto dizem respeito diretamente à conectividade dentro do veículo. A principal novidade é o MBUX, sistema multimídia exclussivo da Mercedes, que é um item opcional para os clientes.

Ele possui uma tela touch screen de 7 polegadas, com controle por touch screen e também por botões no painel. Semelhante ao apresentado no Novo Actros, na semana retrasada, o sistema permite o espelhamento de aplicativos de smartphones, através do Apple CarPlay e Android Auto.

O sistema MBUX também proporciona a função “hands-free”, com telefone e transmissão de áudio via Bluetooth, além da câmera de ré na tela.

Como item de série, a nova Sprinter sai de fábrica com um novo sistema de rádio AM/FM, com entrada USB tipo “C”, dois alto-falantes, operação pelo uso dos botões localizados no rádio, telefone no som do veículo e transmissão via Bluetooth.

Motores mais potentes

A nova linha Sprinter vem equipada com o motor OM 651 CDI, que oferece parametrização eletrônica, resultando em mais potência e torque.

Com maiores potências, a Sprinter ganhou novos modelos para sua linha de vans de passageiros, furgões e chassis.

A versão 314 CDI Street possui motor de 143 cavalos de potência a 3.800 rpm e torque de 333 Nm entre 1.200 e 2.400 rpm.

Já as versões 416 CDI e 516 CDI possuem motor de 163 cavalos de potência a 3.800 rpm e torque de 360 Nm entre 1.200 e 2.400 rpm.

É também na versão 416 CDI que a marca apresenta mais uma inovação interessante em relação ao seu sucessor. O PBT (Peso Bruto Total) do veículo chega, agora, a 4.100 kg, o que resulta em 220 kg a mais do que o modelo 415, o que aumenta a capacidade de carga líquida da nova versão.

Design e robustez

O design externo da Sprinter está cada vez mais moderno e reforça seu clássico perfil, destacando-se por suas linhas harmônicas, pela estrela de grandes proporções no centro da grade frontal e por suas linhas aerodinâmicas aprimoradas, o que resulta em melhor coeficiente de resistência, impactando em menor consumo de combustível.

Os novos faróis agregam valor estético e econômico aos clientes. A altura do farol, numa posição elevada, mantém a elegância e beleza do design ao mesmo tempo em que oferece mais proteção contra pequenos impactos, muito comuns no tráfego intenso e locais estreitos. Isso aumenta a durabilidade do conjunto de faróis e reduz os custos de reposição de peças.

Com os faróis em posição elevada, o parachoque ganha uma aparência mais robusta, realçando a imagem de força e resistência para a severa operação diária no trânsito urbano.

“Por todas as inovações tecnológicas e novidades, a Sprinter traz para o Brasil um padrão ainda alto de veículos comerciais leves, oferecendo mais valor aos clientes, com soluções para todas as demandas do mercado”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Além de atender frotistas e autônomos, temos nos aproximado cada vez mais dos empreendedores, levando a eficiência e a versatilidade da Sprinter para uma série de aplicações, ajudando o cliente a obter o menor custo operacional em sua atividade de transporte, visando a rentabilidade desejada e o sucesso em seus negócios”.



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