Destaque

Mês da paz no trânsito: Abril debate a importância das áreas calmas para evitar acidentes

Mês da paz no trânsito: Abril debate a importância das áreas calmas para evitar acidentes

Fintech levanta dados e apresenta estudo sobre o que são áreas calmas e como elas tornam o trânsito mais seguro, buscando evitar mais de 40 mil mortes por ano. 

Há anos o trânsito brasileiro é considerado um dos mais perigosos do mundo e atualmente, diversas ações têm sido desenvolvidas buscando enfrentar os desafios em relação à segurança viária, com um crescente aumento do número de óbitos ao longo dos anos. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, 4.127 pessoas perderam a vida em 49.734 acidentes registrados entre janeiro e setembro de 2023. 

Ações bastante conhecidas, como o Maio Amarelo, abordam a questão da segurança no trânsito, porém, com o intuito de aumentar ainda mais o debate e as iniciativas sobre o tema, a campanha de abril da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) destaca a paz no trânsito, ressaltando a importância das chamadas "áreas calmas" para garantir maior segurança não apenas para pedestres e ciclistas, mas também para todos os usuários das vias públicas.

Comemorado em 21 de abril, o Dia Nacional da Paz no Trânsito tem como objetivo lembrar a sociedade brasileira sobre posturas e atitudes que devem ser praticadas diariamente para reduzir o elevado número de acidentes e tornar as ruas mais seguras para todos. O relatório Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), apresentou um estudo em 2023 constatando que o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, o que configura como a oitava principal causa de mortes no país.

Apesar de ser uma data oficial nacional, essa preocupação em educar motoristas e pedestres é mundial. A cada ano, milhares de pessoas morrem em acidentes de trânsito em todo o planeta, e outras centenas de milhares ficam feridas e com sequelas para a vida toda. Buscando incentivar boas práticas e a diminuição desses números, a Zapay, fintech especializada em soluções financeiras para proprietários de veículos, levantou alguns dados essenciais para trazer informações que vão explicar o porquê da importância de se investir em "áreas calmas" para promover ambientes mais seguros.  

O que é uma área calma?

As "áreas calmas" são medidas adotadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e outras autoridades de trânsito para melhorar a convivência no trânsito, com o estímulo ao compartilhamento do espaço e a redução do número de acidentes e mortes. Essas áreas são projetadas para desencorajar altas velocidades, priorizar pedestres e ciclistas, além de criar ambientes mais seguros e acolhedores para todos os usuários da via. Dentre os principais fatores que caracterizam as áreas calmas, destacam-se:

  • Limites de velocidade reduzidos:

Quanto maior a velocidade de um veículo, menor é o tempo disponível para o motorista reagir a uma situação de emergência e tomar medidas para evitar um acidente. Por esse motivo, as áreas calmas estabelecem limites de velocidade mais baixos, que variam entre 20 e 30 km/h.

  • Design de ruas:

Em geral, as áreas calmas possuem em seu entorno grande volume de comércio e circulação de pedestres e ciclistas. Para evitar que motoristas circulem em alta velocidade, algumas estratégias são adotadas como a redução do número de faixas de tráfego, inclusão de curvas, lombadas e outras medidas físicas para desacelerar o tráfego e criar um ambiente mais seguro.

  • Prioridade para pedestres:

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os pedestres têm prioridade sobre os veículos por serem os mais vulneráveis em casos de sinistros de trânsito. O artigo 70 estabelece que se o pedestre estiver atravessando a via sobre as faixas delimitadas para essa finalidade, terá prioridade de passagem. 

Nas áreas calmas, as faixas de pedestres são mais elevadas, para garantir mais proteção. Vale destacar que cada cidade contém um mapa de onde estão localizadas as áreas calmas.Essas áreas representam iniciativas essenciais para promover mais segurança no trânsito. 

Com a redução de velocidade e a implementação de medidas de segurança, o objetivo é não apenas evitar acidentes graves, mas também cultivar um ambiente mais pacífico e harmonioso nas ruas. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que é dever de todos os cidadãos respeitar as leis de trânsito, e que todo condutor deve ter o domínio constante do veículo para que este possa dirigir com a atenção e cuidados indispensáveis à segurança no trânsito.

Não devemos esquecer que no trânsito, todos devem assumir a responsabilidade de lidar com o bem mais precioso: a vida! Então, lembre-se sempre que: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas!” 
 

O que é a Zapay?

A Zapay é uma fintech, ou seja, uma empresa de serviços financeiros pelo modo digital, voltada para proprietários de veículos. Entre as soluções que oferece, permite, por exemplo, que motoristas de carros, motos e caminhões consultem débitos de trânsito e façam parcelamentos de multas, licenciamento e IPVA. A empresa soma mais de 20 milhões de consultas em seu site e aplicativo.

Através de seu banco de dados e participação dos clientes no mercado, desenvolve também, estudos que auxiliam na criação de iniciativas voltadas para a segurança viária, comportamento de motoristas, tráfego de veículos, etc. Foi adquirida em março deste ano pelo grupo norte-americano Fleetcor, dono do Sem Parar, outra grande plataforma de soluções para para gestão de veículos e benefícios, como as famosas tags de pedágio.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.