A incidência de neblina nas estradas aumenta com a chegada dos meses mais frios do ano. Esse fator pode diminuir a visibilidade dos motoristas e colocar em risco todos que estão rodando pela via. Em razão disso, é preciso saber como lidar com a tocada nesses momentos.

Pensando em conscientizar e ensinar o público, as concessionárias do grupo CCR, em parceria com a Artesp (Agência de Trasnporte do Estado de São Paulo), estão realizando ações para orientar como agir em caso de neblina na pista. E o Planeta Caminhão reforçou mais algumas informações.

Principais ações em caso de neblina

1 – Reduzir a velocidade gradualmente.
Comportamento: Entrar na neblina e frear com tudo.
Alguns motoristas, com pouco costume de rodar por rodovias, se assustam e acabam pisando no freio com tudo. Essa ação é muito perigosa, já que pode causar colisões traseiras. Por esse motivo, ao perceber neblina na via, o ideal é diminuir a velocidade aos poucos e manter um ritmo seguro, já que a visibilidade é baixa. Se no tempo seco frenagens bruscas causam acidentes, imagine com baixa visibilidade.

2 – Manter distância de segurança com o veículo a frente.
Comportamento: Andar colado no veículo da frente.
Neblina te induz ao erro de andar próximo do veículo da frente, para seguir as luzes vermelhas das lanternas e facilitar a tocada. Mas engavetamentos, infelizmente, são muito comuns quando há ocorrência desse fenômeno climático e, para evitá-los, é importante sempre manter a distância do veículo à frente.

3 – Manter o farol baixo acesso.
Comportamento: Acender todos os faróis.
Uma vez que a neblina diminui o campo de visão do motorista, muita gente acaba acionando o farol alto, ou até os faróis auxiliares de longa distância, conhecidos como “milhas”. No entanto, a luz se dissipa e acaba atrapalhando, não só a sua visão, como também a de outros motoristas na via. E, quando se dissipa, cria uma semi-barreira de luz na frente do caminhão. O ideal é, sempre, andar com o farol baixo acesso. Assim você pode enxergar o que está mais próximo, já que, para longe, você não vai conseguir ver nada mesmo. É nesta hora, também, que seus faróis auxiliares de neblina dianteiros, caso seu caminhão os tenha, se tornam muito importantes. Eles iluminam perto do caminhão e para as laterais.

4 – Não parar no meio da pista.
Comportamento: A neblina fechou, pare o caminhão onde estiver.
Em hipótese alguma se deve parar o veículo no meio da pista, mesmo que a visão esteja muito prejudicada, deve-se seguir em baixa velocidade, até encontrar um ponto de parada seguro.

5 – Não rodar com pisca alerta acesso.
Comportamento: Pisca alerta ligado para não baterem em minha traseira.
Nunca use! Confunde quem já está confuso. O pisca alerta é uma indicação de que o veículo está quebrado ou com problemas e só deve ser acionado com ele parado.

6 – Usar a luz de neblina traseira, caso seu caminhão tenha.
Comportamento: Não usar sua luz de neblina traseira – que talvez seu caminhão tenha e você não saiba.
Sabe aquela luz traseira de neblina, que muita gente usa quando não tem neblina, incomodando os outros motoristas? É nessa condição, e só nessa condição, que ela deve ser utilizada. Ela faz com que seu caminhão seja visto a uma distancia maior, dando mais tempo de reação para o veículo de trás. Mas não esqueça de desligá-la assim que a neblina baixar, porque de luz de segurança ela rapidamente se transforma em luz de incômodo.

Em caso de necessidade de parada ou em situação de emergência, o indicado é sempre buscar apoio das concessionárias responsáveis pelas vias e aguardar em local seguro.



Volvo busca veículos antigos para comemorar 40 anos no Brasil

VOLVO 40 ANOS


Vilhena (RO) ganha nova unidade do SEST SENAT

SEST SENAT VILHENA

Metalesp apresenta nova linha de basculantes com três configurações

BASCULANTES METALESP

Após um ano de testes no transporte de bebidas, e-Delivery tem bons resultados

E-DELIVERY EM AÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.