ACTROS 100% ELÉTRICO

Mercedes-Benz inicia testes com caminhão elétrico pesado

Dez unidades eActros serão distribuídas para transportadoras clientes da marca

A Mercedes-Benz Trucks anunciou que vai dar início aos testes em clientes com o primeiro caminhão elétrico pesado, o eActros.

Dez unidades, em duas versões (PBT de 18 ou 25 toneladas), serão entregues para transportadores. Eles testarão sua praticidade e eficiência econômica sob condições reais de uso.

O objetivo é a condução silenciosa e livre de emissões em ambientes urbanos, com caminhões produzidos em série para esta aplicação.

A base do caminhão pesado elétrico Mercedes-Benz é fornecida pela estrutura do Actros. Porém, de forma diferente, a arquitetura do veículo foi configurada especificamente para um sistema de propulsão elétrico. O eixo de tração, por exemplo, é baseado no ZF AVE 130, que já mostrou resultados positivos nos ônibus híbridos e movidos a célula de combustível da Mercedes-Benz, tendo sido totalmente desenvolvido para o eActros.

Motores

O sistema de propulsão conta com dois motores elétricos localizados junto aos cubos de roda do eixo traseiro. Esses motores têm refrigeração líquida e operam a uma voltagem nominal de 400 Volts. Esses propulsores geram 125 kW de potência cada um, com torque máximo individual de 485 Nm. As reduções de engrenagem convertem esse torque para 11.000 Nm cada, resultando num desempenho de rodagem equivalente ao de um caminhão com motor a diesel.

A carga máxima permitida por eixo mantém-se nas convencionais 11,5 toneladas. A energia para uma autonomia de até 200 km é fornecida por duas baterias de íons de lítio com potência de 240 kWh, que também já foram utilizadas no ônibus da EvoBus.

” A partir de agora, queremos trabalhar em conjunto com os nossos clientes para avançarmos, ainda mais, no desenvolvimento do Mercedes-Benz eActros, com o objetivo de torná-lo uma proposta viável, do ponto de vista técnico e comercial, para as operações diárias. ”, diz Martin Daum, membro do Board da Daimler AG e chefe mundial da Daimler Trucks e da Daimler Buses. “Estamos iniciando este processo com uma frota inovadora e vamos apoiar os testes no ambiente logístico dos transportadores. Isso nos permitirá entender o que ainda precisa ser feito em termos de tecnologia, infraestrutura e serviço para tornar nosso eActros competitivo”,


Vendas de implementos rodoviários aumentam no 1º semestre de 2019

IMPLEMENTOS CRESCEM

Petrobras reduz novamente o preço do diesel e da gasolina

NOVA REDUÇÃO

Primeiro trimestre do ano apresenta queda no roubo de cargas

QUEDA NO ROUBO DE CARGAS

Ministro anuncia que governo instalará mil radares em rodovias federais

INSTALAÇÃO DE RADARES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.