Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, o acesso à internet, se tornou algo muito comum. E até mesmo segmentos como o leilão de caminhões estão acontecendo cada vez mais no universo online. Mas, junto a esse crescimento, também aumentou o número de golpes que acontecem no meio virtual.

Se você pretende participar ou tem o hábito de fazer parte de leilões de caminhão online, continue lendo esse post. E veja quais cuidados pode tomar para não acabar caindo em uma roubada!

Leilão de caminhões e os sites falsos

Apesar dos leiloes online proporcionarem a vantagem de oferecer caminhões com preços mais acessíveis, a facilidade com que os golpistas conseguem agir na internet é assustadora.

E na Pandemia, essa prática se tornou ainda mais evidente, já que o segmento de leilões de veículos online aumentou cerca de 30% nesse período.

Com este aumento, passaram a surgir muitos sites falsos de leilões, que se reinventam constantemente com o intuito de ludibriar o consumidor, se passando por sites legítimos. E, assim, aplicar vários golpes.

Inclusive, essa prática se tornou tão comum, que levou a Aleibras (Associação de Leiloaria Oficial do Brasil) a criar uma espécie de lista negra, onde o usuário pode consultar e ver quais sites são ou não confiáveis.

Como não cair em uma roubada no leilão de caminhões

Para não cair no golpe típico do site falso frequentemente utilizado em leilões de caminhões é importante que se adote algumas dicas simples, porém cruciais para identificar com mais facilidade se um leilão se trata ou não de um golpe. Abaixo separamos algumas das principais. Confira!

1.      Se atente ao processo

Os leilões de caminhões sempre ocorrem em tempo real, com horário e data marcada. Além disso, os lances são dados ao vivo e com a presença do leiloeiro oficial para assim conduzir legalmente todo o processo.

Portanto, caso você consiga acessar diretamente o site e exista as chances de comprar o caminhão sem precisar dar algum lance, então não compre.

Esse tipo de situação representa exatamente como ocorre o golpe em siltes falsos na internet. Então, fique atento ao processo todo do leilão de caminhões.

2.      Fuja do WhatsApp

Os golpistas costumam utilizar muito o WhatsApp e as demais redes sociais para comunicação com as vítimas, bem como para o envio de documentos das mesmas.

Portanto, caso você receba mensagens no WhatsApp, como boletos ou então receba ligações no seu celular referente a alguma compra sua em leilões de caminhões, desconfie.

Isso porquê os leilões de confiança utilizam sempre o e-mail como forma de comunicação. E neste e-mail sempre consta todas as informações referentes ao pagamento.

3.      Desconfie de descontos absurdos

Sites falsos para leilão de caminhões normalmente oferecem opções de veículos com preços muito abaixo que o praticado no mercado. Então, quando se deparar com algo assim, não compre, pois este desconto absurdo pode acabar levando você a cair em um golpe. Aliás, outra dica é avaliar a tabela FIPE antes de realizar a compra de um caminhão.

Avaliando a tabela FIPE você terá uma noção dos preços que serão negociados de início no leilão. Além disso, tenha em mente que os preços de leilões confiáveis variam de acordo com o estado do caminhão e número de lances.

4.      Veja a hospedagem do site

Outra dica para não cair no golpe do site falso em leilões de caminhões é conferir sempre a hospedagem do site, ou seja, a URL do site. Ela fica localizada no topo da página. Ao olhar a URL, verifique se o site é do Brasil, pois os golpistas costumam utilizar sites para golpes com hospedagem fora do Brasil.

Dessa forma, os sites confiáveis geralmente terminam em .COM.BR. Já os sites de golpistas geralmente terminam com variações do tipo .COM/BR/;.COM-BR;.COM? BR e .COM! BR.

5.      Navegue pelo site

A última dica para evitar os golpes dos leilões de caminhões é navegar muito pelo site em questão. Dessa forma, você pode verificar se existe fotos dos caminhões, defeitos dos caminhões, marca d’água da empresa no veículo, telefone, endereço, SAC e informações do pátio físico da empresa para assim realizar uma visita.

Agora você já sabe tudo para não cair no golpe do site falso de leilões de caminhões! Lembre-se das nossas dicas e não se esqueça que todo cuidado é pouco!

REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO


Mudanças no CTB: exame toxicológico deixou algumas dúvidas. O Planeta Caminhão explica!

Raízen terá frota de 210 caminhões Volvo FH e FMX

Ações de empresas de ônibus para o combate a Covid-19 são divulgadas pela Mercedes-Benz

Foton Motors lança novo pesado em comemoração aos 10 milhões de unidades vendidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.