A Kamaz é a maior fabricante de caminhões da Rússia e tem grande tradição em diversos modelos. Com sua fábrica na cidade de Naberezhnye Chelny, na Rússia, região da ex-república soviética do Tartaristão, a marca produz todos os anos um total de 30 mil caminhões para todo o mercado russo e diversas outras partes do mundo, incluindo alguns mercados do Oriente Médio, América Latina e África.

A icônica fabricante está prestes a completar 50 anos de existência e, para celebrar a data, está preparando um lançamento que deverá chegar em 2024 ou 2025. Trata-se do projeto Kamaz Continent, um caminhão de 30 toneladas com motorização híbrida, formada por um motor turbo-diesel que é auxiliado por um motor elétrico.

Consumo baixo

De acordo com a Kamaz e segundo a reportagem do Planeta Caminhão apurou, a fabricante espera que o novo caminhão tenha um rendimento de 4 quilômetros rodados por litro de diesel. Com cabine espaçosa e pensada no máximo conforto do motorista para viagens longas, o projeto do caminhão prevê a instalação de geladeira, forno de microondas e um tanque de lavagem para fazer as vezes de uma pia.

Além disso, a bordo da cabine, haverá uma cama com 90 centímetros de largura e um sistema elétrico alimentado por painéis solares para acionar equipamentos eletrônicos.

O painel do caminhão vai ter uma tela touch screen de 15,5 polegadas, com as funções principais do veículo e entretenimento de bordo. Outro tablet acoplado ao volante do veículo vai ajudar a trazer informações de navegação e visões das câmeras externas.

Caminhão inteligente

Dentre os sistemas eletrônicos de segurança do Kamaz Continent está o controle de partida feito por meio de um bafômetro que, se detectar que o motorista tenha algum teor alcoólico no corpo, não libera a ignição. O motorista também será monitorado por duas câmeras que vão avaliar as condições físicas dele, com base na posição da cabeça e na frequência das piscadas dos olhos, para detectar sinais de fadiga.

Além disso, o caminhão terá sistemas ativos de frenagem e de auxílio de faixa, além de piloto automático adaptativo e sistema de reconhecimento de placas de trânsito.

Esta maravilha tecnológica russa está prevista para ganhar as estradas do mundo entre 2024 e 2025, como forma de celebração dos 50 anos da Kamaz.

Redação Planeta Caminhão


Compre seu caminhão Mercedes-Benz e pague em 2021

1ª PARCELA SÓ EM 2021

Os 10 maiores caminhões do mundo em potência e carga

DEZ GIGANTES PRA VC CURTIR

Governo certifica pontos de paradas para caminhoneiros

PONTOS DE PARADA

Confira as 10 maiores rodovias do mundo

AS MAIORES DO MUNDO
Uma resposta para Kamaz: gigante russa prepara nave para celebrar 50 anos
  1. Gostei da reportagem sobre o Kamaz.
    Gostaria de mais notícias sobre esse caminhão tão importante é tão pouco divulgado aqui no Brasil.


[topo]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.