A Hino, marca de caminhões do Grupo Toyota, revelou esta semana no Japão que está trabalhando em um projeto de linha completa de caminhões movidos a eletricidade e alimentados por baterias e células de combustível (hidrogênio).

Linha completa

Batizado de Projeto Z, o plano inclui diversos modelos de caminhões Classe 8 (extrapesados) movido a células de hidrogênio para o mercado Norte-Americano. O caminhão será construído em cima do recém-lançado chassis XL Series Classe 8 da Hino. As duas montadoras já haviam anunciado planos para desenvolver em conjunto um caminhão elétrico de célula a combustível de 25 toneladas para o mercado japonês.

“Expandindo nossa orgulhosa herança do trem de força Hino, a tecnologia de célula de combustível da Toyota oferece aos nossos clientes um veículo comercialmente viável, de alcance estendido e zero emissões no curto prazo”, disse Glenn Ellis, vice-presidente sênior de experiência do cliente da Hino. “Hino compartilha um foco comum com a Toyota quando se trata de durabilidade, confiabilidade e inovação com o cliente no centro do design, o que torna esta colaboração uma virada de jogo”.

Projeto inicial

O cavalo mecânico que pode funcionar com 10 baterias ou células de combustível tem capacidade para puxar 40 toneladas e pode rodar até 150 quilômetros na autonomia padrão. O motor tem potência equivalente a 380 cavalos e a transmissão é automática.

Segundo a Hino, o carregamento completo do caminhão pode ser feito em até uma hora utilizando carregador DC Nível 3. O cronograma para a produção dos caminhões elétricos é 2024, com unidades de demonstração do cliente chegando à estrada em 2022. Os primeiros protótipos – incluindo a célula de combustível elétrica de hidrogênio Classe 8 – começarão a aparecer no próximo ano.

Redação Planeta Caminhão


Novo Volvo VM betoneira 900 kg mais leve e feito com aço especial

VM BETONEIRA MAIS LEVE

Volvo FMX completa 10 anos de história e puxa até hexatrem com 250 toneladas

VOLVO FMX 10 ANOS

Renault Radiance: um show de design no conceito que já tem mais de 15 anos

RENAULT RADIANCE

Daimler e Torc Robotics preparam frota autônoma de Freightliner Cascadia

AUTOMAÇÃO NÍVEL 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.