O Grupo Traton, que engloba as marcas MAN, Scania e Volkswagen, vendeu 242.200 veículos em 2019, superando em 4% o ano anterior. De acordo com balanço do grupo, o crescimento se deve, entre outras razões, pela alta demanda por caminhões na Europa, na primeira metade do ano, e pelo aumento da demanda no Brasil.

Porém, o mercado também sofreu um forte recuo durante o ano, principalmente, na Europa e, como reflexo, foi percebida uma queda nas encomendas das marcas do grupo durante o ano, o que resultou numa redução de 7% em relação a 2018.

“Conseguimos aumentar as vendas em um mercado cada vez mais desafiador. Nossas marcas estavam bem preparadas para o declínio previsto das encomendas na Europa”, explicou Andreas Renschler, CEO da TRATON e membro do Conselho Administrativo da Volkswagen AG. “A tecnologia de ponta que utilizamos, o contato próximo com os clientes e a nossa excelente equipe de colaboradores são a base sólida para enfrentarmos os desafios que virão”, acrescentou Renschler.

Todas as três marcas do grupo contribuíram para esse aumento de vendas. A MAN vendeu 104.900 veículos, 2% a mais do que no ano anterior. A Scania entregou 99.500 caminhões e ônibus (+3%). Já a Volkswagen Caminhões e Ônibus se beneficiou da retomada econômica do Brasil, com crescimento de 15% nas entregas, totalizando 41.900 veículos.

A demanda mais fraca de caminhões na Europa na segunda metade do ano é atribuída, entre outras razões, à antecipação das encomendas no primeiro semestre do ano devido à introdução do tacógrafo digital na Europa, que entrou em vigor em 15 de junho de 2019, além dos efeitos da corrida às compras no Reino Unido motivada pelo Brexit.

De acordo com o grupo, é estimado que o mercado europeu ainda deve sofrer queda de 10 e 20% nos veículos com mais de seis toneladas em 2020. Se preparando para essas expectativas, as marcas do grupo Traton estão se preparando para novas medidas este ano.


Caminhões pesados Iveco vão ganhar conectividade e novo visual para a linha 2021

IVECO CONECTADO

Mercedes-Benz lança edição especial do Actros com motorização de 625 cavalos

EDIÇÃO ESPECIAL DO ACTROS

Votação na Câmara dá vitória para limite de 40 pontos na CNH

NOVAS REGRAS PARA A CNH

Volvo FH Unlimited Edition dá adeus à velha geração do FH na Europa

EDIÇÃO ESPECIAL FH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.